Vídeos Instrucionais e Jogos Matemáticos Produzidos por Licenciandos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p177-186Resumo
O artigo tem como tema a produção de vídeos instrucionais e jogos matemáticos. Nessa direção, faz-se necessário pensar a seguinte questão: Como são realizadas as produções de vídeos instrucionais com jogos matemáticos e quais aprendizagens dos bolsistas, enquanto licenciandos em Matemática? Poucas pesquisas foram encontradas nos estados brasileiros, com relação às experiências de produção de vídeos instrucionais, o que justifica a relevância deste trabalho. O estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar de que modo se deram a construção dos vídeos instrucionais e as principais aprendizagens dos bolsistas de extensão, decorrentes do processo. Os participantes da pesquisa foram três bolsistas participantes do projeto de extensão do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário eletrônico e para interpretação dos dados usou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados do estudo revelaram que as produções de vídeos instrucionais com jogos de matemática são realizadas de maneira autônoma, e seguem uma padronização estética, que caracteriza o projeto. Os bolsistas carecem de instrução técnica, no entanto, buscam alternativas para sua produção. Conclui-se que o processo de produção dos vídeos instrucionais propiciou a reflexão sobre o fazer docente, o domínio de novas tecnologias, o manejo da linguagem audiovisual e avanços com relação à compreensão de estratégias de produção e edição de vídeos. Embora houvesse uma padronização, os bolsistas particularizaram o processo e aprenderam tanto o jogo quanto o conteúdo, ao expressarem-se de uma maneira clara e acessível ao público.
Palavras-chave: Produção de Vídeos. Jogos. Ensino de Matemática. Aprendizagens.
Abstract
The article has as its central theme theproduction of instructional vídeos and mathematical games. In this direction, it is necessary to think about the following question: How are the productions of instructional vídeos with mathematical games and what learning of scholarship holders, while students in Mathematics? Few researches were found in the Brazilian states, regarding the experiences of producing instructional videos, this justifies her elevance of this research. The qualitative approach study aimed to analyze how the construction of instructional vídeos took place and what are them ain learning softh estudents resulting from the process. The research participants were thre escholarship holders Who participated in the extension project, students of the degree in Mathematicsat Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Data collection took place through na electronic questionnaire and the Discursive Textual Analysis was used to interpret the data. The results of the study revealed that the production of instructional vídeos with math games are carried out autonomously, and follow a standardization, which characterizes the project. Fellows lack technica instruction, however, they seek alternatives for their production. It is concluded that the production process of thein structional videos led to reflection on teaching, mastering new technologies, handling audiovisual language and advances in understanding vídeo production and editing strategies. Although there was a standardization, the fellows license individualized the process and learned, both the game and the content, by expressing them selves in a clear and accessible way to the public.
Keywords: Video Production. Games. Mathematics Teaching. Learning.