Linguagem Imagética na Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura com Foco em Sistema de Equações
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p117-126Resumo
Uma das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem da matemática diz respeito à linguagem matemática. Mais especificamente, se percebe isso no conteúdo de Sistema de Equações, no que se refere à linguagem algébrica. Por isso, é importante o desenvolvimento de pesquisas que busquem, avaliem e apontem outras formas de representação e linguagens para minimizar o problema. Nesse sentido, a partir da questão norteadora “como artigos científicos, teses e dissertações abordam a linguagem imagética e/ou uso de enigmas matemáticos para o ensino e aprendizagem de sistema de equações matemáticas?”, o objetivo deste trabalho é, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, identificar como e se estão relacionados os temas linguagens matemática, algébrica e imagética, com enigmas matemáticos, no ensino e aprendizagem de equações e sistema de equações matemáticas. Para essa revisão foram realizadas buscas nas bases de dados SCOPUS e Periódicos CAPES, para artigos científicos, e BTD CAPES, BDTD e BASE, para teses e dissertações. O período escolhido foi os últimos 10 anos (2012 – 2012), com descritores organizados a partir de algumas combinações das palavras matemática, linguagem, algébrica, imagética, equações e enigma, associadas ao operador booleano AND(e). Como resultados, foram obtidos 29 trabalhos que relacionam percepções e concepções dos autores sobre as linguagens imagética e algébrica e ensino e aprendizagem da matemática, as quais são sintetizadas com a escrita de uma metassíntese. Entretanto, mesmo existindo trabalhos desenvolvendo as temáticas e de alguma forma as associando, não foi encontrada relação direta entre a linguagem imagética e o estudo de equações.
Palavras-chave: Múltiplas Representações. Semiótica. Ensino e Aprendizagem. Enigmas Matemáticos.
Abstract
One of the difficulties encountered in teaching and learning mathematics concerns the mathematical language. Specifically, this can be seen in the content of the System of Equations, with regard to the algebraic language. Therefore, it is important to develop research that seeks, evaluates and points other forms of representation and language which can minimize the problem. In this sense, based on the guiding question “how do scientific articles, theses and dissertations address imagery language and/or the use of mathematical riddles for teaching and learning systems of mathematical equations?”, the objective of this paper is, through a Systematic Literature Review, identify how and if the themes of mathematical, algebraic and imagery languages are related, with mathematical enigmas, in the teaching and learning of equations and systems of mathematical equations. For this review, searches were made in SCOPUS and Periódicos CAPES databases, for scientific articles, and BTD CAPES, BDTD and BASE, for theses and dissertations. The period chosen was the last 10 years (2012 - 2022), with descriptors that were organized from some combinations of the words mathematics, language, algebraic, imagery, equations and riddles, associated with the Boolean operator AND. As results, 29 works were obtained that relate the authors' perceptions and conceptions about the imagery and algebraic languages and teaching and learning of mathematics, which are synthesized with the writing of a meta-synthesis. However, even though there are works that develop the themes and somehow associate them, no direct relationship was found between the imagery language and the study of equations.
Keywords: Multiple Representations. Semiotics. Teaching and Learning. Math Riddles.