O Trabalho Colaborativo Remoto na Formação de Professores Durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p228-239Resumo
Neste artigo vamos apresentar o trabalho colaborativo de um grupo de mediadores formado exclusivamente para a realização, durante a pandemia da covid-19, de um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática. Sobretudo, buscamos analisar as contribuições deste trabalho na formação docente dos mediadores. Além disso, pretendemos discutir as perspectivas dos mediadores sobre o trabalho colaborativo desenvolvido e aspectos emergentes advindos deste trabalho, bem como o seu impacto em sua prática letiva durante o ensino remoto e para o período presencial pós-pandemia. Para isso, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e os dados foram produzidos com 17 mediadores do referido curso por meio de um questionário online e das interações entre eles em um grupo do WhatsApp. O estudo realizado evidencia que os mediadores também vivenciaram o curso como se fossem cursistas, se apropriando dos recursos tecnológicos apresentados ao longo do curso e os incorporando em suas práticas durante o ensino remoto. Concluímos que o fato de ter pessoas com diferentes níveis de formação compartilhando experiências no grupo, impulsionou e contribuiu para a formação docente dos mediadores, e que os membros do grupo viam a sua participação como fonte de aprendizagem. Além disso, concluímos que a participação em um grupo colaborativo promove a reflexão de quem participa, fazendo-os repensar sobre as suas práticas, abordagens e concepções. Sobretudo, esse tipo de ação possibilita a integração entre Universidade e Escola.
Palavras-chave: Grupo Colaborativo. Formação Continuada de Professores. Educação Matemática.
Abstract
In this article, we will present the collaborative work of a group of mediators formed exclusively to carry out, during the covid-19 pandemic, a continuing education course for teachers who teach mathematics. Above all, we seek to analyze the contributions of this work in the teacher training of mediators. In addition, we intend to discuss the perspectives of the mediators on the collaborative work developed and emerging aspects arising from this work, as well as its impact on their teaching practice during remote teaching and for the face-to-face post-pandemic period. For this, the methodological approach used was qualitative and data were produced with 17 mediators of that course through an online questionnaire and interactions between them in a WhatsApp group. The study carried out shows that the mediators also experienced the course as if they were course participants, appropriating the technological resources presented throughout the course and incorporating them into their practices during remote teaching. We concluded that having people with different levels of education sharing experiences in the group boosted and contributed to the teacher training of the mediators, and that the group members saw their participation as a source of learning. In addition, we concluded that participation in a collaborative group promotes reflection by those who participate, making them rethink their practices, approaches and conceptions. Above all, this type of action enables integration between the University and the School.
Keywords: Collaborative Group. Continuing Teacher Education. Mathematics Education.