Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais para a Produção de Materiais Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p02-13Resumo
Neste artigo, objetivamos compreender a percepção dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais em relação à elaboração de materiais curriculares (cadernos didáticos) em seus processos de formação continuada. Utilizamos como fundamentação teórica aspectos relacionados à formação continuada de professores de Matemática e materiais curriculares. Utilizamos a abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados da pesquisa que foram constituídos por meio de um questionário online (Google Forms) respondido por 42 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram da formação continuada ocorrida no ano de 2020, município de Lucas do Rio Verde/MT. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). Realizamos a análise interpretativa por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os aportes teóricos da pesquisa - envolvendo as cinco Unidades de Registro: (i) Formação continuada para elaboração de material curricular; (ii) Protagonismo dos professores no processo de produção de materiais curriculares; (iii) Aperfeiçoamento profissional na formação continuada; (iv) Trabalho coletivo e colaborativo na elaboração dos materiais curriculares; (v) Produção de materiais curriculares contextualizados com a realidade dos alunos. Concluímos que os materiais curriculares elaborados no processo de formação continuada contribuíram de diferentes maneiras no período pandêmico, e continuam sendo utilizados pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no retorno às aulas presenciais.
Palavras-chave: Materiais Curriculares. Formação Continuada de Professores. Professores que ensinam Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract
In this article, we aim to understand the perception of teachers who teach Mathematics in the early years in relation to the development of curriculum materials (didactic notebooks) in their continuing education processes. As a theoretical basis, we used aspects related to the continuing education of Mathematics teachers and curricular materials. We used a qualitative approach to describe and interpret the research data that were constituted through an online questionnaire (Google Forms) answered by 42 teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School, who participated in the continuing education that took place in the year 2020 in the municipality by Lucas do Rio Verde/MT. Data were analyzed using Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019). We carried out the interpretative analysis through a dialogic movement – interlocution of the data with the theoretical contributions of the research – involving the five Registration Units: (i) Continuing education for the elaboration of curricular material; (ii) Protagonism of teachers in the process of producing curricular materials; (iii) Professional improvement in continuing education; (iv) Collective and collaborative work in the preparation of curriculum materials; (v) Production of curricular materials contextualized with the students' reality. We concluded that the curricular materials developed in the continuing education process contributed in different ways during the pandemic period and continue to be used by teachers who teach Mathematics in the early years when returning to face-to-face classes.
Keywords: Curricular Materials. Continuing Teacher Education. Teachers who Teach Mathematics. Early Years of Elementary School.