Trigonometria e a Formação Inicial de Professores de Matemática: reflexões para a atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p196-206Resumo
Este trabalho centraliza-se na formação inicial de professores de Matemática e nas suas relações com o objeto de conhecimento Trigonometria, uma vez que as limitações conceituais e didático-pedagógicas desses profissionais são sinalizadas como um fator preponderante para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos trigonométricos. Por esse motivo, nesse estudo, objetivou-se: analisar a contribuição dos cursos de Licenciatura em Matemática de três Instituições de Educação Superior públicas, localizadas na região Norte do Brasil, na formação do futuro professor para o ensino da Trigonometria na Educação Básica; caracterizar as percepções dos licenciandos acerca da Trigonometria a partir de suas experiências escolares e acadêmicas. Por meio da abordagem de Pesquisa Qualitativa, a coleta de dados sucedeu-se virtualmente mediante Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, aplicação de um questionário e realização de uma entrevista semiestruturada com os discentes selecionados para a investigação, cujos dados foram analisados conforme os fundamentos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a Trigonometria está evidenciada em várias disciplinas dos cursos investigados seja de maneira implícita ou explícita, contudo, ainda carecem de cuidado com relação ao ingresso dos licenciandos e à superação dos seus déficits de aprendizagem oriundos da Educação Básica. Portanto, para que as objeções acerca de conceitos trigonométricos não sejam refletidas no desempenho acadêmico e/ou na futura prática pedagógica, torna-se indispensável levar em consideração os conhecimentos prévios e as experiências dos futuros professores de Matemática com a Trigonometria.
Palavras-chave: Conceitos Trigonométricos. Formação de Professores. Prática Pedagógica.
Abstract
This paper discusses the process of Mathematics’ preservice teachers and on the relationships with the object of knowledge Trigonometry, since the conceptual and pedagogical limitations of these professionals are a preponderant factor for the teaching and learning this content. Because of the reason, this study presented as a goal to: analyze the contribution of the Licentiate in Mathematics courses from three Higher Education Institutions, located in Brazil’s Northern Region, in the formation of the future teacher for the teaching of Trigonometry in Basic Education; characterize the perceptions of undergraduates based their school and academic experiences with trigonometric content. Through a Qualitative Research approach, the data collection took place virtually, through the Document Analysis of the Pedagogical Course Projects, the application of a questionnaire and the realization of an interview. The collected data were analyzed according to the fundamentals of Discursive Textual Analysis. As a result, it was proved that Trigonometry is evidenced, implicitly and explicitly in many disciplines of the investigated courses, however, they still lack care regarding the entry of academics and the overcoming of learning deficits, arising from Basic Education. Therefore, so that such objections are not projected into the future pedagogical practice of these professionals, it is essential to take into account the knowledges and experiences of the undergraduates.
Keywords: Trigonometric Concepts. Formation of Teachers. Pedagogical Practice.