Etnomatemática, Pedagogia Etnomatemática e a Formação de Professores: Tecendo Ideias e Perspectivas

Autores

  • Raimundo Santos de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. MA, Brasil.
  • Ananda Itsu de Moraes Conceição IInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. MA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4701-4680

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p373-377

Resumo

Este texto é fruto dos estudos desenvolvidos para a pesquisa intitulada “Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática: uma análise a partir do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo”. A pesquisa objetivou analisar a constituição de uma pedagogia etnomatemática pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Destaca-se as contribuições do Programa Etnomatemática na formação de educadores visando compreender como esta pedagogia pode auxiliar em suas atuações. Temos ciência que se constitui em um empreendimento ainda em construção, mas vislumbramos potencial e, por isso, sentimos a necessidade de realizá-lo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, com estudos bibliográficos, documental e por aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os alunos matriculados entre os anos de 2014 e 2019. Os dados obtidos mostram que os estudantes – alguns agora já egressos - possuem significativas compreensões acerca da etnomatemática e, por conseguinte, de uma pedagogia etnomatemática, mas com alguma dificuldade em aprofundar seus sentidos, significados e possíveis usos em suas práticas cotidianas. Concluímos, entretanto, que para o processo de formação dos educadores matemáticos, as discussões realizadas no transcorrer do curso têm possibilitado reflexões, despertando o interesse pela busca de melhores entendimentos acerca dos temas propostos e, por fim, pela necessidade de aprofundamento do debate durante o curso que permita aos futuros profissionais mais elementos de análises.

Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática. Formação de Professores. Pedagogia Etnomatemática.

Abstract
This text is the result of studies developed for the research entitled “Etnomathematics and Training of Mathematics Teachers: an analysis from the Mathematics Degree Course at IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo”. The research aimed to analyze the constitution of an ethnomathematics pedagogy by students of the Mathematics Degree Course at IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. The contributions of the Ethnomathematics Program to the training of educators are highlighted, aiming to understand how this pedagogy can help in their actions. We are aware that it is an undertaking still under construction, but we see potential and, therefore, we feel the need to carry it out. The research was developed through qualitative research, with bibliographic and documentary studies and through the application of questionnaires and semi-structured interviews with students enrolled between 2014 and 2019. The data obtained show that students - some now graduated - have significant understandings about ethnomathematics and, therefore, an ethnomathematics pedagogy, but with some difficulty in deepening its meanings, meanings and possible uses in their daily practices. We conclude, however, that for the training process of mathematics educators, the discussions held during the course have allowed reflections, arousing interest in the search for better understandings about the proposed themes and, finally, the need to deepen the debate during the course. course that allows future professionals more elements of analysis.

Keywords: Mathematics Education. Ethnomathematics. Teacher Training. Ethnomathematical Pedagogy.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Castro, R. S. de, & Conceição, A. I. de M. (2023). Etnomatemática, Pedagogia Etnomatemática e a Formação de Professores: Tecendo Ideias e Perspectivas. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 373–377. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p373-377

Edição

Seção

Artigos