A “Prática como Componente Curricular” e a Formação Inicial Docente: o Processo de Formação de Professores na Licenciatura em Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p286-294

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a “Prática como Componente Curricular (PCC)” e a formação inicial docente a partir do olhar dos professores de um curso de Licenciatura em Matemática da rede federal de ensino no Ceará. Para isso, buscou-se verificar a compreensão dos docentes sobre o processo de formação inicial em sua relação com a PCC nas disciplinas que ministram. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram - a DCN/2002, 2015 e 2019 -, bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Schön (2000), Tardif (2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos professores do curso em questão. Constata-se que os participantes, mesmo considerando importante o processo de reflexão sobre a PCC, sugerem que sejam criadas redes de interação entre o conhecimento do curso e a profissão. Identifica-se, portanto, ser necessário, fortalecer o vínculo entre Universidade e Educação Básica, ampliar os espaços para o debate sobre o tema, em variados espaços formativos, bem como oportunizar o diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, além de considerar as experiências, singulares e plurais, dos licenciandos e as relações que cercam o processo educativo.

Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática. Narrativas Docentes. Currículo. Identidade Docente.

Abstract
This article aims to reflect on the "Practice as a Curricular Component (PCC)" and the initial teacher training, from the perspective of professors from a licentiate graduate course in Mathematics of the federal school network in Ceará. For this, the study sought to verify the understanding of professors about the initial training process in its relationship with the PCC in the disciplines they teach. The theoretical field considered the perspective of teacher training policies in Brazil, in the opinions and resolutions that established them - the DCN/2002, 2015 and 2019 -, as well as the studies that discuss the process of breaking the paradigm of rational practice for the process of reflective professor, in Schön (2000), Tardif (2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999). This is a qualitative research, carried out through an investigation that uses the procedures of bibliographic and documentary research, combined with an incursion in the field, with a questionnaire to the professors of the course in question. The participants, even considering important the process of reflection on the PCC, suggest the creation of networks of interaction between the knowledge of the course and the profession. Therefore, it is necessary to strengthen the link between University and Basic Education, expand the spaces for debate on the subject, in various training spaces, as well as provide opportunities for dialogue between pedagogical and specific disciplines, experiences, singular and plural, of the graduates and the relationships that surround the educational process.

Keywords: Mathematics Teacher Training. Teaching narratives. Curriculum. Teacher identity.

Biografia do Autor

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. CE, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em En­sino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduado em Matemática (Licenciatura). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus - Maracanaú.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari. RS, Brasil.

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

Sousa, F. J. F. de, & Del Pino, J. C. (2023). A “Prática como Componente Curricular” e a Formação Inicial Docente: o Processo de Formação de Professores na Licenciatura em Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 286–294. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p286-294

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Artigos