A “Prática como Componente Curricular” e a Formação Inicial Docente: o Processo de Formação de Professores na Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p286-294Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre a “Prática como Componente Curricular (PCC)” e a formação inicial docente a partir do olhar dos professores de um curso de Licenciatura em Matemática da rede federal de ensino no Ceará. Para isso, buscou-se verificar a compreensão dos docentes sobre o processo de formação inicial em sua relação com a PCC nas disciplinas que ministram. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram - a DCN/2002, 2015 e 2019 -, bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Schön (2000), Tardif (2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos professores do curso em questão. Constata-se que os participantes, mesmo considerando importante o processo de reflexão sobre a PCC, sugerem que sejam criadas redes de interação entre o conhecimento do curso e a profissão. Identifica-se, portanto, ser necessário, fortalecer o vínculo entre Universidade e Educação Básica, ampliar os espaços para o debate sobre o tema, em variados espaços formativos, bem como oportunizar o diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, além de considerar as experiências, singulares e plurais, dos licenciandos e as relações que cercam o processo educativo.
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática. Narrativas Docentes. Currículo. Identidade Docente.
Abstract
This article aims to reflect on the "Practice as a Curricular Component (PCC)" and the initial teacher training, from the perspective of professors from a licentiate graduate course in Mathematics of the federal school network in Ceará. For this, the study sought to verify the understanding of professors about the initial training process in its relationship with the PCC in the disciplines they teach. The theoretical field considered the perspective of teacher training policies in Brazil, in the opinions and resolutions that established them - the DCN/2002, 2015 and 2019 -, as well as the studies that discuss the process of breaking the paradigm of rational practice for the process of reflective professor, in Schön (2000), Tardif (2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999). This is a qualitative research, carried out through an investigation that uses the procedures of bibliographic and documentary research, combined with an incursion in the field, with a questionnaire to the professors of the course in question. The participants, even considering important the process of reflection on the PCC, suggest the creation of networks of interaction between the knowledge of the course and the profession. Therefore, it is necessary to strengthen the link between University and Basic Education, expand the spaces for debate on the subject, in various training spaces, as well as provide opportunities for dialogue between pedagogical and specific disciplines, experiences, singular and plural, of the graduates and the relationships that surround the educational process.
Keywords: Mathematics Teacher Training. Teaching narratives. Curriculum. Teacher identity.