Math Anxiety in Children with and Without Fluid Intelligence Deficits
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p270-279Resumo
Níveis elevados de ansiedade matemática (AM) e déficits na inteligência fluida podem estar associados com o baixo desempenho em aritmética com impactos negativos para o desenvolvimento escolar. O objetivo desse estudo foi investigar se existem diferenças entre crianças com e sem déficits de inteligência fluida para as medidas de ansiedade matemática, desempenho em aritmética, memória de trabalho (MT) verbal, MT visual e controle inibitório (CI). Participaram 54 crianças no total, um grupo controle formado por crianças com inteligência típica, e um grupo experimental por crianças com baixa performance na inteligência fluida. Cada grupo incluiu 27 participantes com idade média de 8,26 anos, sendo 74,1% estudantes da rede pública e 55,6% do sexo masculino. Os grupos, controle e experimental, demonstraram uma diferença significativa para a MT visual e CI. Correlações significativas foram encontradas entre desempenho em aritmética e MT (visual e verbal), e entre desempenho em aritmética e CI. Estudantes de escolas públicas demonstraram desempenho em aritmética inferior aos estudantes de escolas privadas. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos experimental e controle para memória de trabalho visual e controle inibitório. Foi verificado que a MT verbal, CI e AM explicam juntas 78,5% do desempenho em aritmética do grupo controle e que apenas o CI explica 51,8% desse desempenho no grupo experimental. Os resultados apontam que a inteligência fluida tem papel fundamental no desempenho cognitivo e aritmético, e que a AM é um dos preditores para melhores resultados no desempenho em aritmética em crianças sem déficits de inteligência.
Palavras-chave: Ansiedade Matemática. Aritmética. Dificuldade de Aprendizagem. Inteligência Fluida.
Abstract
High levels of math anxiety (MA) and deficits in fluid intelligence can be associated with low arithmetical performance. The study's objective was to evaluate the differences between children with and without fluid intelligence (Gf) deficits in the math anxiety, arithmetical performance, working memory (WM), and inhibitory control (IC). Fifty-four children participated, a control group (CG) with children without Gf deficits, and an experimental group (EG) with children with Gf deficits. Each group included twenty-seven participants, with a mean age of 8.26 years, 74.1% of the students from public schools, and 55.6% of masculine sex. The control and experimental groups demonstrated a significant difference in visual WM and IC. Significant correlations were found between arithmetic performance and WM (visual and verbal), and between arithmetic performance and IC. Students from public school demonstrated lowest arithmetical performance in comparison with students from private schools. It was found that verbal WM, IC, and MA explained 78.5% of the CG's arithmetical performance and that only IC explained 51.8% of the EG. Our results demonstrated Gf has a fundamental role in arithmetical and cognitive performance, and that MA is one of the predictors of better arithmetical performance results in children without Gf deficits.
Keywords: Math Anxiety. Mathematics. Learning Disability. Fluid Intelligence.