Relatório de Atividades Experimentais em Contexto de Atividades de Modelagem Matemática no Curso de Licenciatura em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p164-176

Resumo

Neste artigo trazemos reflexões relativas a alguns resultados de uma pesquisa em que evidenciamos conhecimentos revelados em relatórios de atividades experimentais desenvolvidas no contexto de atividades de modelagem matemática em uma disciplina do Ensino Superior. Para isso, os aportes teóricos que norteiam nossa investigação estão ancorados no entendimento da modelagem matemática como uma alternativa pedagógica na qual se faz uma abordagem matemática de uma situação não essencialmente matemática, nos encaminhamentos de atividades experimentais investigativas e no entendimento de que o relatório é uma produção escrita que descreve uma atividade. Os dados que subsidiam nossas análises são relatórios produzidos por dois grupos de estudantes na disciplina de Pré-Cálculo de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do estado do Paraná. Nossa opção metodológica para analisar e codificar os dados é de cunho qualitativo orientado pelos encaminhamentos da Teoria Fundamentada em Dados. Com a codificação dos dados, quatro agrupamentos emergiram com relação aos conhecimentos revelados pelos estudantes nos relatórios: sobre o problema, sobre os procedimentos experimentais, sobre o uso de softwares matemáticos e sobre a interpretação matemática do fenômeno. Estes resultados revelam que atividades experimentais desenvolvidas no contexto de atividades de modelagem matemática permitem aos estudantes se envolverem com conteúdos matemáticos ao mesmo tempo em que acionam procedimentos próprios daqueles que estão habituados a realizar. Neste interim, conhecimentos são revelados a partir do produto final – o relatório.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Atividades Experimentais.

Abstract
In this paper we bring reflections on some results of a research in which we evidence knowledge revealed in experimental activities reports related to mathematical modeling activities in Higher Education. For this, the theoretical contributions that guide our investigation are anchored in the understanding of mathematical modeling as a pedagogical alternative in which a mathematical approach is made to a situation that is not essentially mathematical, in the conduct of investigative experimental activities and in the understanding that the report is a written production describing an activity. The data that support our analyzes are reports produced by two groups of students in a Pre-Calculus course of a Chemistry Degree course from a public university in the state of Paraná - Brazil. Our methodological option for analyzing and coding the data is of a qualitative nature guided by the guidance of Grounded Theory. With the coding of the data, four groups emerged in relation to the knowledge revealed by the students in the reports: about the problem, about the experimental procedures, about the use of mathematical software and about the mathematical interpretation of the phenomenon. These results reveal that experimental activities developed in the context of mathematical modeling activities allow students to get involved with mathematical content while triggering procedures typical of those they are used to performing. In the meantime, knowledge is revealed from the final product – the report.

Keywords: Mathematics Education. Mathematical Modeling. Experimental Activities.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Silva, K. A. P. da, Pires, M. N. M. ., & Dalto, J. O. (2023). Relatório de Atividades Experimentais em Contexto de Atividades de Modelagem Matemática no Curso de Licenciatura em Química. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(2), 164–176. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p164-176

Edição

Seção

Artigos