Vozes de coordenadores de curso a Prática Pedagógica e o Currículo com as Tecnologias Digitais nas Licenciaturas em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p142-153Resumo
No Mato Grosso do Sul exploramos a visão de coordenadores de Licenciaturas em Matemática sobre a prática pedagógica com as Tecnologias Digitais de Informação Comunicação (TDIC), o currículo para a integração das TDIC ao ensino e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no período de isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19 nos cursos que coordenam. Na busca por conhecer essa visão, o objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre o currículo proposto e o cenário de pandemia nos cursos de Licenciatura em Matemática e a inserção das TDIC no contexto local de Mato Grosso do Sul. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores-formadores, atuantes como coordenadores de Licenciaturas em Matemática em Instituições Públicas do Estado. Durante o ERE houve aumento no índice de desistência dos estudantes e o Estágio Supervisionado foi um desafio para licenciandos e professores-formadores. A ausência da presencialidade influenciou a prática pedagógica dos professores-formadores. Como conclusão constatamos que o currículo é centrado nas disciplinas, no conteúdo matemático e há necessidade de alteração frente à nova realidade. O contexto local é ignorado nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Licenciaturas investigadas, não ocorrendo formação de Enculturadores Matemáticos. Considerando o acesso às TDIC oferecida aos licenciandos, concluímos que as instituições pesquisadas possibilitam a construção do TPACK quando buscam integrar as TDIC ao ensino, conjecturando um web currículo.