Conhecimento e Ensino sobre Operações Aritméticas com Frações: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Camila Augusta do Nascimento Amaral Instituto Federal do Espírito Santo. ES, Brasil.
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo. ES, Brasil.
  • Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Espírito Santo. ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p354-363

Resumo

Reconhecida a importância da construção do conceito de frações e de suas operações aritméticas como nuclear para desenvolvimento da matemática mais avançada como a Álgebra, objetivamos identificar, no contexto mundial, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), conhecimentos demonstrados por professores que ensinam matemática na educação básica sobre operações aritméticas com frações e estratégias didático-pedagógicas divulgadas pela comunidade científica específica para o ensino desse conteúdo. A investigação, de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo, foi conduzida a partir de um protocolo com descritores na língua inglesa, aplicados em bases com extenso acervo científico na área de Ensino e Educação – Scientific Electronic Library Online (Scielo); International Publisher Science Technology, Medicine (Springer); Science Direct; Scopus; Web of Science; Educational Resources Information Center (Eric); e Directory of Open Access Journals (Doaj) – e sem limites temporais. Foram identificados cinco trabalhos cujos resultados indicaram carência conceitual de professores da educação básica em operações aritméticas com frações, bem como estratégias didático-pedagógicas apoiadas em procedimentos desligados de compreensão conceitual. Ademais, considerando a importância do tema para a Educação Matemática, recomendamos mais investigações que busquem compreender os conhecimentos do conteúdo das operações com frações e a prática de ensino de professores visando à subsidiar formações que tragam ao primeiro plano desenvolvimento conceitual, sobretudo em aspectos alinhados com a perspectiva de medição, como indicado pela comunidade científica específica.

Palavras-chave: Operações Aritméticas com Frações. Educação Básica. Conhecimento de Professores. Estratégias Didático-Pedagógicas.

Abstract
Recognized the importance of building the concept of fractions and their arithmetic operations as a core for the development of more advanced mathematics such as Algebra, we aim to identify, in the world context, through a Systematic Literature Review (RSL), knowledge demonstrated by teachers who teach mathematics in elementary education on arithmetic operations with fractions and didactic-pedagogical strategies disseminated by the scientific community specifically for teaching this content. The investigation of a qualitative, bibliographic, and descriptive character, was conducted from a protocol with descriptors in English, applied in bases on an extensive scientific collection in the area of Teaching and Education – Scientific Electronic Library Online (Scielo); International Publisher Science Technology, Medicine (Springer); Science Direct; Scopus; Web of Science; Educational Resources Information Center (Eric); and Directory of Open Access Journals (Doaj) – and without time limits. Five works were identified whose results indicated a conceptual lack of elementary education teachers in arithmetic operations with fractions and didactic-pedagogical strategies supported by procedures disconnected from conceptual understanding. Furthermore, considering the importance of the theme for Mathematics Education, we recommend further investigations that seek to understand the knowledge of the content of operations with fractions and the teaching practice of teachers in order to subsidize training that brings conceptual development to the fore, especially in aspects aligned with the measurement perspective, as indicated by the specific scientific community.

Keywords: Arithmetic Operations with Fractions. Elementary School. Knowledge of Teachers. Strategies Didatic-Pedagogical.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Amaral, C. A. do N., Souza, M. A. V. F. de, & Thiengo, E. R. (2023). Conhecimento e Ensino sobre Operações Aritméticas com Frações: Revisão Sistemática de Literatura. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 354–363. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p354-363

Edição

Seção

Artigos