Relação com o Saber: Impactos na Pesquisa no Ensino e na Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p250-260Resumo
Este artigo objetiva identificar compreensões e problemáticas evidenciadas por pesquisadores vinculados a estudos stricto sensu sobre relações com o ensinar e o aprender matemática considerando o aporte teórico da relação com o saber. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa e a produção de dados considera princípios da análise de conteúdo para apreciar três entrevistas e 13 questionários, além de 29 dissertações/teses que versam sobre o ensino e aprendizagem de matemática elaboradas ou orientadas por quinze sujeitos identificados por intermédio de um mapeamento em três repositórios nacionais (REPERES, BDTD, CAPES). Por meio da sistematização de três eixos (Indicativos das pesquisas, Problemáticas emergentes e Entendimentos sobre aprendizagem) e 11 categorias (Elementos conceituais; Relação com o aprender; Relação com o ensinar; Matemática como prática social; Relação identitária com o saber; Relações institucionais; Mobilização; Motivação; Saberes docentes; Processos formativos e Matemática específica para o ensino), destaca-se, entre os resultados, que o contato com a noção da relação com o saber pode proporcionar uma nova organização de elementos que caracterizam a docência, modificando a prática docente do pesquisador, evidenciando singularidades ampliando perspectivas sobre relações com o aprender. Em relação às problemáticas emergentes, constata-se a incidência das 11, expondo potencialidades desse aporte teórico, bem como pluralidade em relação aos níveis/ âmbitos escolares. Além disso, a prática social foi o principal entendimento sobre matemática, evidenciando-a como uma forma de compreender o mundo.
Palavras-chave: Relação com o Aprender. Relação com o Ensinar. Prática Social. Mobilização. Elementos Conceituais.
Abstract
This article aims to identify understandings and problems highlighted by researchers linked to stricto sensu studies on the relation to teaching and learning mathematics. considering the theoretical contribution of the relationship with knowledge. Through a qualitative approach, the production of data considers principles of content analysis to assess three interviews and 13 questionnaires, in addition to 29 dissertations/theses dealing with the teaching and learning of mathematics developed or guided by 15 subjects identified through mapping three national repositories (REPERES, BDTD, CAPES). Through the systematization of three axes (Research indicators, Emerging issues and Understandings about learning) and 11 categories (Conceptual elements; Relation to learning; Relation to teaching; Mathematics as social practice; Identity relationship with knowledge; Institutional relationships; Mobilization; Motivation; Teaching knowledge; Formative processes and specific Mathematics for teaching), among the results, it is highlighted that the contact with the notion of the relationship with knowledge can provide a new organization of elements that characterize teaching, modifying the researcher's teaching practice, showing singularities, broadening perspectives on the relation to learning. Regarding emerging issues, there is an incidence of the 11, exposing the potential of this theoretical contribution, as well as a plurality concerning school levels/scopes. Furthermore, the social practice was the main understanding of mathematics, evidencing it as a way of understanding the world.
Keywords: Relation to Learning. Relation to Teaching. Social Practice. Mobilization. Conceptual Elements.