Conhecimentos sobre o Pensamento Computacional: um Olhar a Partir da Prática Reflexiva Docente
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p27-35Resumo
Resumo
O Pensamento Computacional é uma habilidade a ser trabalhada nas aulas de Matemática, segundo a Base Nacional Comum Curricular, exigindo dos professores conhecimentos específicos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as reflexões sobre a prática docente realizadas em um grupo de discussão sobre uma aula introdutória de construção de algoritmos para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Para isso, recorremos à investigação qualitativa para descrever e interpretar as reflexões de um professor durante sua participação no grupo que discutiu sua aula ministrada remotamente. As reuniões foram virtuais, e o grupo era composto de duas pesquisadoras na área de Educação Matemática e um professor da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir do vídeo da aula, foco da análise e dos registros em vídeo dos encontros do grupo. Também foram feitas observações a partir dos registros escritos e gravados em vídeos e áudios do processo reflexivo do grupo durante as discussões sobre a aula gravada. Identificamos que a reflexão realizada durante os estudos em grupo mostrou o conhecimento pedagógico do conteúdo evidenciado pelo professor; permitiu identificar a abordagem pedagógica usada na aula como Aprendizagem Criativa; possibilitou averiguar como o Pensamento Computacional foi trabalhado com os estudantes e como a prática reflexiva sobre a ação pode ampliar o conhecimento profissional de quem a realiza. Observamos que a reflexão gerada por um grupo de discussão é uma estratégia eficiente para compreender os saberes mobilizados pelo professor, permitindo perceber como seu conhecimento pedagógico do conteúdo potencializa o entendimento do tema ensinado.
Palavras-chave: Conhecimento Profissional Docente. Reflexão Sobre a Prática. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
Abstract
Computational thinking is a skill to be worked on in mathematics classes, according to the Brazilian National Common Core Curriculum, requiring specific knowledge from teachers. The objective of this research was to analyze the reflections on teaching practice in a discussion group about an introductory class on algorithm construction for students of the fourth grade of elementary school. For this, we used qualitative research to describe and interpret a teacher's reflections during his participation in the group that discussed his remote class. The meetings were online with a group composed of two researchers in the area of mathematics education and a teacher of basic education. Data were collected from the video of the class, the focus of the analysis, and from the video records of the group meetings. Observations were also made from the written registers and recorded in videos and audios of the group's reflective process during the discussions about the recorded class. We identified that the reflection carried out during the group studies showed the teacher's pedagogical content knowledge; allowed us to identify the pedagogical approach used in class as creative learning; made it possible to find out how computational thinking was worked with students and how reflective practice on action can expand the professional knowledge of those who perform it. We observed that the reflection generated by a discussion group is an efficient strategy to understand the knowledge the teacher mobilizes, allowing us to perceive how their pedagogical content knowledge enhances the understanding of the topic.
Keywords: Teacher Professional Knowledge. Reflection on Practice. Pedagogical Content Knowledge.