Tornando-se um Professor de Matemática Autônomo para Gerar um Ambiente de Ensino e Aprendizagem Enriquecido
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p80-89Resumo
Resumo
Considerando a importância do tratamento de abordagens metodológicas alternativas de ensino na formação inicial de professores, este artigo foca a atuação de um licenciando, ao empregar a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas aliada a aspectos da Etnomatemática, na Educação Básica. Objetiva o estudo dos fatores que contribuíram para que ele conseguisse planejar e desenvolver uma sequência didática com tal enfoque, de forma bastante exitosa, em uma sala do Ensino Fundamental, e com isso traçar sugestões para a formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, e efetuada por meio de análise de conteúdo. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada com o futuro docente e da observação de seu desenvolvimento em um projeto de iniciação científica. Algumas categorias de análise foram propostas segundo referencial teórico sobre enriquecimento escolar e a resolução de problemas como uma tarefa intelectualmente exigente. A análise evidenciou que a profissão docente, para este futuro professor, foi sendo construída na medida em que conseguiu articular os conhecimentos teórico-acadêmicos à cultura escolar e à reflexão sobre sua prática, principalmente, pela sua vivência naquele projeto. Os resultados indicaram a necessidade de propiciar em cursos de formação inicial de professores, momentos mais intensos e duradouros para a aplicação de metodologias alternativas de ensino que favoreçam um ambiente de ensino e aprendizagem enriquecido, assim como de reflexão sobre a e na prática educativa, o que poderia estar atrelado aos estágios supervisionados, ou em projetos desta natureza.
Palavras-chave: Formação de Professores. Resolução de Problemas. Etnomatemática. Ambiente de Aprendizagem Enriquecido.
Abstract
Considering the importance of treating alternative methodological approaches in initial teachers education, this article focuses on the work of an undergraduate student, when employing the teaching-learning-assessment methodology through problem solving combined with some aspects of Ethnomathematics, in basic education. It aims to study the factors that contributed to his abilities to plan and develop a didactic sequence with such a focus, in a very successful way, in Brazilian basic school, in order to present suggestions for initial training of Mathematics teachers. It is a qualitative research, characterized as a case study, and carried out through content analysis. The data were collected through a semi-structured interview with the future teacher, and the observation of his development in a scientific initiation project. Some categories of analysis were proposed, according to theoretical framework on school enrichment, and problem solving as an intellectually demanding task. The analysis showed that the teaching profession, for this future teacher, has been built as he managed to articulate the theoretical-academic knowledge to the school culture, and to reflective thinking on his practice, mainly due to his experience in that project. The results indicated the need to provide in initial teacher training courses, more intense and lasting moments for the application of alternative methodologies in the classroom, and for reflection about, and inside their educational practice, linked to supervised internships or similar projects.
Keywords: Teachers Education. Problem Solving. Ethnomathematics. Enriched Learning Environment.