Método para Simular Amostras Probabilísticas com Imagens em Planilha: uma Aplicação Educacional em Biologia
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p62-70Resumo
Resumo
O ensino de Estatística é parte integrante de currículos de diversas áreas do conhecimento no ensino superior. Especificamente, a Estatística Inferencial necessita de novas práticas pedagógicas para superar o pensamento determinístico apresentados por muitos estudantes de maneira a desenvolver uma transição para conceitos probabilísticos, a base da Inferência Estatística. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar um recurso didático para simular amostras, com imagens em planilha com o propósito de desenvolver conceitos estatísticos inferenciais associados à resolução de problemas práticos na área de Biologia. O desenho de pesquisa utilizado para o trabalho em foco foi quantitativo, exploratório e descritivo. Os resultados sobre a aprendizagem dos conceitos estatísticos inferências foram positivos. No que diz respeito a avaliação dos alunos, 77% consideram que a atividade apresenta interdisciplinaridade e dinamismo o que contribuiu para entender os conceitos do processo de estimativa por Intervalo de Confiança. As atividades com o uso da simulação com imagens em planilha mostraram que o procedimento adotado pode ser um aliado no ensino da inferência, e que a combinação da simulação e de atividades práticas envolvendo a simulação com imagens pode enriquecer a aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Estatística. Intervalo de Confiança. Simulação com imagens.
Abstract
The teaching of statistics is an integral part of the curricula of several knowledge fields in higher education. Specifically, inferential statistics needs new pedagogical practices in order to overcome the deterministic thinking of a number of students and develop a transition to probabilistic concepts, the basis of statistical inference. Therefore, this article aims to present a didactic method to simulate samples through images in a spreadsheet with the objective of developing inferential statistics concepts associated with the solution of practical problems in Biology. The research design used in this work was qualitative, exploratory and descriptive. On average the results concerning the learning of inferential statistics were 70% positive. As regarding students evaluation, 77% consider that the activity is both interdisciplinary and dynamic, which contributes to the understanding of the concepts of the Confidence Interval estimation process. The activities using simulation through images in spreadsheets have shown that the procedure can be an ally in the teaching of inference and that the combination of simulation and practical activities can enrich the learning environment.
Keywords: Statistical Education. Confidence Interval. Simulation with Images.