Jogo de Palitos: Conhecimentos de Estudantes do 5º Ano Sobre Probabilidade em Situação de Jogo
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p73-83Resumo
Resumo
O presente artigo surgiu a partir do interesse nos jogos que envolvesse Matemática durante o estágio escolar em um projeto chamado Jovens Matemáticos, no qual tinha como propósito a utilização de jogos direcionados a aprendizagem da Matemática. Nesse estudo, optou-se por investigar o uso do jogo de palitos como um suporte para aprendizagem do conteúdo de probabilidade no 5º ano do ensino Fundamental I. Objetivamos analisar a influência do jogo de palitos na compreensão dos estudantes do 5º ano sobre o conteúdo de probabilidade, buscando identificar sua influência, em particular, no que se refere à aleatoriedade, ao espaço amostral e ao cálculo probabilístico. Foi realizado um pré-teste com 18 alunos do 5º Ano para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e após a familiarização do jogo realizamos o pós-teste para saber a influência do jogo. Conclui-se que de modo geral o jogo pode ser um instrumento para compreensão do conteúdo em questão nas abordagens do raciocínio probabilísticos, identificação do espaço amostral e estimativas de eventos aleatórios.
Palavras-chave: Probabilidade. Jogo dos Palitos. Situação de Jogo.
Resume:
The present article arose from the interest in games that involved Mathematics during the school stage in a project called Young Mathematicians, whose purpose was the use of games aimed at learning Mathematics. In this study, we chose to investigate the use of matchstick as a support for learning Probability content in the 5th grade of elementary school I. We aimed to analyze the influence of matchstick on the understanding of 5th grade students on the content of Probability, seeking to identify its influence, particularly with regard to randomness, sample space and probabilistic calculation. A pre-test was conducted with 18 5th graders to analyze the students' previous knowledge and after the familiarization of the game we performed the post-test to know the influence of the game. It is concluded that in general the game can be an instrument for understanding the content of Probability in approaches to probabilistic reasoning, sample space identification and random event estimates.
Keyword: Probability; Matchsticks; Gambling situation.