Contribuições do Discurso para a Sala de Aula de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p90-94Resumo
Resumo
Há diversos fatores que influenciam a prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem. Entre os fatores está o discurso, que de algum modo, define formas de relação entre o professor e os alunos. Os diálogos travados na sala de aula em forma de interação verbal são significativos para a análise e compreensão do discurso. Verificar as condições de produção desse discurso e a forma como ele chega ao seu principal interessado, o aluno, é um desafio posto aos pesquisadores da educação matemática. Este estudo tem como objetivo analisar o discurso de dois professores quando estão ensinando na sala de aula de matemática. A produção do material empírico foi realizada por meio de vídeo-gravação de 12 aulas com dois professores de distintas escolas públicas O amparo teórico-metodológico desta pesquisa são elementos da teoria do discurso de Bakhtin (2003; 2006) e Orlandi (2006; 2009). Após a análise do material empírico e teórico, compreendemos que há uma predominância nos discursos do professor do discurso pedagógico autoritário, em alguns momentos implicando em dificuldades para o processo de aprendizagem do aluno. O conhecimento pelo professor do funcionamento e papel do discurso é significativo para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o relacionamento pessoal com os alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem. Interações. Discurso Pedagógico Autoritário.
Abstract
There are several factors that influence pedagogical practice and the teaching and learning process. Among the factors is the discourse, which somehow defines forms of relationship between the teacher and the students. The dialogues held in the classroom in the form of verbal interaction are significant for the analysis and understanding of the discourse. Verifying the conditions of production of this discourse and the way it reaches its main interested party, the student, is a challenge posed to researchers in mathematics education. This study aims to analyze the speech of two teachers when they are teaching in the math classroom. The production of empirical material was carried out through video-recording of 12 classes with two teachers from different public schools. The theoretical and methodological support of this research are elements of Bakhtin's (2003; 2006) and Orlandi (2006; 2009) discourse theory. . After analyzing the empirical and theoretical material, we understand that there is a predominance in the speeches of the authoritarian pedagogical discourse, in some moments implying difficulties for the student's learning process. The teacher's knowledge of the functioning and role of the discourse is significant for the development of pedagogical activities and for the personal relationship with students.
Keywords: Learning. Interactions. Authoritarian pedagogical discourse.