Constituindo-se Professora que Ensinará Matemática nos Anos Iniciais: o que Revelam as Narrativas Quanto a Alfabetização Matemática?

Autores

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos. BA, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7283-0367

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p61-72

Resumo

Resumo
Este artigo é recorte de um doutoramento, resultado de uma pesquisa narrativa, e objetiva investigar o que revelam as narrativas de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), construídas durante dois encontros da disciplina “Matemática: conteúdos e seu ensino”, sobre a ludicidade, o ensinar matemática no ciclo de alfabetização e o constituir-se professora que ensinará matemática nos anos iniciais. Nesse percurso, escolhemos as narrativas enquanto método e fenômeno a ser estudado. Constituímos diários de formação, produzidos pelas cinco participantes e por mim, e as entrevistas narrativas realizadas, como textos de campo. O processo de análise realizado se deu por meio da análise narrativa. As narrativas produzidas revelaram algumas dificuldades conceituais sobre a matemática e o processo de alfabetização matemática. Ao longo dos encontros, percebemos que as diferentes estratégias formativas propostas contribuíram para repensar essas crenças e ressignificar essas marcas negativas e as dificuldades que apresentaram.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Formação Inicial de Professores. Narrativas. Diários de Formação.

Abstract
This article is an excerpt from a PhD, the result of a narrative research, and aims to investigate what the narratives of students in the Pedagogy course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reveal, built during two meetings of the discipline “Mathematics: Contents and their teaching ”, On playfulness, teaching mathematics in the literacy cycle and becoming a teacher who will teach mathematics in the early years. Along this path, we chose narratives as a method and phenomenon to be studied. We constituted the training diaries, produced by the 05 participants and mine, and the narrative interviews carried out, as field texts. The analysis process carried out took place through narrative analysis. The narratives produced revealed some conceptual difficulties about mathematics and the mathematical literacy process. Throughout the meetings, we realized that the different training strategies proposed contributed to rethink these beliefs and reframe these negative marks and the difficulties they presented.

Keywords: Mathematical Literacy. Initial Teacher Training. Narratives. Training Diaries

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos. BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, A. J. N. da . (2021). Constituindo-se Professora que Ensinará Matemática nos Anos Iniciais: o que Revelam as Narrativas Quanto a Alfabetização Matemática?. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(1), 61–72. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p61-72

Edição

Seção

Artigos