Constituindo-se Professora que Ensinará Matemática nos Anos Iniciais: o que Revelam as Narrativas Quanto a Alfabetização Matemática?
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p61-72Resumo
Resumo
Este artigo é recorte de um doutoramento, resultado de uma pesquisa narrativa, e objetiva investigar o que revelam as narrativas de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), construídas durante dois encontros da disciplina “Matemática: conteúdos e seu ensino”, sobre a ludicidade, o ensinar matemática no ciclo de alfabetização e o constituir-se professora que ensinará matemática nos anos iniciais. Nesse percurso, escolhemos as narrativas enquanto método e fenômeno a ser estudado. Constituímos diários de formação, produzidos pelas cinco participantes e por mim, e as entrevistas narrativas realizadas, como textos de campo. O processo de análise realizado se deu por meio da análise narrativa. As narrativas produzidas revelaram algumas dificuldades conceituais sobre a matemática e o processo de alfabetização matemática. Ao longo dos encontros, percebemos que as diferentes estratégias formativas propostas contribuíram para repensar essas crenças e ressignificar essas marcas negativas e as dificuldades que apresentaram.
Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Formação Inicial de Professores. Narrativas. Diários de Formação.
Abstract
This article is an excerpt from a PhD, the result of a narrative research, and aims to investigate what the narratives of students in the Pedagogy course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reveal, built during two meetings of the discipline “Mathematics: Contents and their teaching ”, On playfulness, teaching mathematics in the literacy cycle and becoming a teacher who will teach mathematics in the early years. Along this path, we chose narratives as a method and phenomenon to be studied. We constituted the training diaries, produced by the 05 participants and mine, and the narrative interviews carried out, as field texts. The analysis process carried out took place through narrative analysis. The narratives produced revealed some conceptual difficulties about mathematics and the mathematical literacy process. Throughout the meetings, we realized that the different training strategies proposed contributed to rethink these beliefs and reframe these negative marks and the difficulties they presented.
Keywords: Mathematical Literacy. Initial Teacher Training. Narratives. Training Diaries