O Geogebra na Educação Básica: Pontos Notáveis de um Triângulo

Autores

  • Nubas Custodio Universidade Anhanguera de São Paulo. SP, Brasil. Escola Técnica Estadual. SP, Brasil.
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade Norte do Paraná. PR. Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo. SP, Brasil.
  • Adriana Quimentão Passos Secretaria de Educação do Estado do Paraná. PR, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Norte do PR. Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p58-66

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa documental em Educação Matemática de (autor), desenvolvida na Universidade Anhanguera – UNIAN-SP. A pesquisa teve como objetivo, investigar as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da Geometria na determinação de pontos notáveis no triângulo na Educação Básica. A metodologia aplicada para desenvolver a pesquisa documental foi a do tipo exploratória com o propósito de buscar as respostas aos problemas de pesquisa, fundamentada nas etapas de procedimento metodológico, tais como: a coleta de dados, considerando o objeto matemático estabelecido; o tratamento dos dados; revisão dos documentos, conforme o objeto de pesquisa e análise dos dados, segundo abordagem qualitativa. Foi possível identificar a importância do uso do software GeoGebra na determinação dos pontos notáveis de um triângulo, por meio da análise documental embasada em 21 dissertações que compõe o corpus de dados, e que foram selecionadas por meio de bancos de dados e repositórios, a partir de descritores previamente estabelecidos pelo pesquisador. Constatou-se que o uso do referido software pode contribuir para que o estudo da Geometria nesta fase seja: motivador, prazeroso, dinâmico e inclusivo, assim colaborando para que o aluno seja crítico, questionador, participativo e engajado.

Palavras-chave: GeoGebra. Pontos Notáveis. Geometria.

Abstract
This study is part of a documental research degree in Mathematics Education by (author), developed at Universidade Anhanguera – UNIAN-SP. The research aimed to investigate the contributions of the GeoGebra software in the teaching and learning process of Geometry in the determination of notable points in the triangle in Basic Education. The methodology applied to develop the documentary research was exploratory with the purpose of seeking answers to the research problems, based on the methodological procedure steps, such as: data collection, considering the established mathematical object; data processing; review of documents, corresponding to the object of research and data analysis, according to a qualitative approach. It was possible to identify the importance of using the GeoGebra software in determining the notable points of a triangle, through document analysis based on 21 dissertations that make up the data corpus, and which were selected through databases and repositories, from descriptors previously established by the researcher. It was found that the use of referred software can contribute to the study of Geometry at this stage being: motivating, pleasurable, dynamic and inclusive, thus collaborating for the student to be critical, questioning, interactive and engaged.

Keywords: GeoGebra. Notable Points. Geometry.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Custodio, N., Dias, F. A. da S., Passos, A. Q., & Prado, M. E. B. B. (2023). O Geogebra na Educação Básica: Pontos Notáveis de um Triângulo. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 58–66. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p58-66

Edição

Seção

Artigos