Educação Matemática e o Construtivismo Piagetiano: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p77-88

Resumo

O campo da Educação Matemática tem se constituído ao longo dos anos pela preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática. A teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget tem influenciado direta e indiretamente pesquisas no campo da Educação Matemática ao se preocupar com o sujeito que constrói o seu conhecimento na relação com o objeto. O intuito desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura em banco de dados internacionais e nacionais, a saber, Institute of Educacion Scienses (ERIC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), assim como eventos científicos, como o VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Foram mapeados trabalhos que abordaram a teoria da Epistemologia Genética e suas relações com as temáticas da Resolução de Problemas, Jogos de regras e Probabilidade. O estudo revelou um incipiente número de trabalhos que se apoiam nos estudos de Piaget, a partir dos critérios elencados, o que evidencia lacunas nas produções científicas, especialmente as brasileiras.

Palavras-chave: Epistemologia Genética, Jean Piaget. Educação Matemática. Revisão de Literatura.

Abstract
The field of Mathematics Education has been established over the years through concern with the teaching and learning of Mathematics. Jean Piaget's theory of Genetic Epistemology has directly and indirectly influenced research in the field of Mathematics Education by focusing on the subject who constructs their knowledge in relation to the object. The purpose of this research was to conduct a systematic literature review in international and national databases, namely, the Institute of Education Sciences (ERIC) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), as well as scientific events such as the VII International Congress on Mathematics Teaching (CIEM), the National Meeting on Mathematics Education (ENEM). Studies that addressed the theory of Genetic Epistemology and its relationships with the themes of Problem Solving, Rule Games, and Probability were mapped. The study revealed a limited number of works that relied on Piaget's studies, according to the listed criteria, which highlights gaps in scientific productions, especially Brazilian ones.

Keywords: Genetic Epistemology. Jean Piaget. Mathematics Education. Review of Literature.

Biografia do Autor

Sidney Lopes Sanchez Junior, Universidade Estadual de Londrina. PR, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011); Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2018). Especialização em Educação Infantil, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica. Atualmente é pedagogo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, pedagogia histórico crítica e educação infantil, alfabetização. Atuou como professor da Educação Infantil (2009-2012); Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2012-2018). Coordenador da Educação Infantil na cidade de Cornélio Procópio- PR (2013); Orientador Educacional na Escola Municipal Professora Alice Corrêa Diniz (2017-2018).

Francismara Neves de Oliveira , Universidade Estadual de Londrina. PR, Brasil.

Pós-doutorado em Psicologia da Educação (2010) pelo Instituto de Psicologia - USP. Pós-doutorado em Educação (2015) pela Universidade Norte-Paranaense. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Especialização em Psicopedagogia pela UNICAMP/UNICENTRO (1994).Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Atualmente é professora nível Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEL). Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Conhecimento Social e suas relações com a construção de possíveis e abstração reflexionante. Possibilidades de construção de resiliência no espaço escolar". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, desenvolvimento social, afetivo e cognitivo, resiliência; construtivismo; significações do erro e do ensinar e aprender no processo de aprendizagem escolar; jogo de regras, construção do conhecimento social, moralidade, psicopedagogia e fracasso escolar. É membro do grupo de trabalho intitulado "Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano: reflexões a partir da teoria de Jean Piaget", da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia), também cadastrado no CNPq. Líder dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: "Processos de escolarização no Ensino Fundamental: reflexões a partir da teoria de Jean Piaget" e " Processos do ensinar e aprender: aspectos sociais, afetivos e cognitivos e a construção da convivência sociomoral na escola". Temáticas atuais de pesquisa: mecanismos cognitivos e a aprendizagem em diferentes disciplinas escolares; resiliência e educação; contextos e práticas favoráveis ao desenvolvimento sociomoral; os processos cognitivos, socioafetivos e morais, em relação de interdependência no desenvolvimento humano. E-mail: francismara@uel.com.br Identificadores: Orcid.org/0000-0002-0809-2304/ Research ID: K- 5678-2015

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Sanchez Junior, S. L., & Oliveira , F. N. de. (2023). Educação Matemática e o Construtivismo Piagetiano: uma Revisão Sistemática de Literatura. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 77–88. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p77-88

Edição

Seção

Artigos