Educação Matemática e o Construtivismo Piagetiano: uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p77-88Resumo
O campo da Educação Matemática tem se constituído ao longo dos anos pela preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática. A teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget tem influenciado direta e indiretamente pesquisas no campo da Educação Matemática ao se preocupar com o sujeito que constrói o seu conhecimento na relação com o objeto. O intuito desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura em banco de dados internacionais e nacionais, a saber, Institute of Educacion Scienses (ERIC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), assim como eventos científicos, como o VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Foram mapeados trabalhos que abordaram a teoria da Epistemologia Genética e suas relações com as temáticas da Resolução de Problemas, Jogos de regras e Probabilidade. O estudo revelou um incipiente número de trabalhos que se apoiam nos estudos de Piaget, a partir dos critérios elencados, o que evidencia lacunas nas produções científicas, especialmente as brasileiras.
Palavras-chave: Epistemologia Genética, Jean Piaget. Educação Matemática. Revisão de Literatura.
Abstract
The field of Mathematics Education has been established over the years through concern with the teaching and learning of Mathematics. Jean Piaget's theory of Genetic Epistemology has directly and indirectly influenced research in the field of Mathematics Education by focusing on the subject who constructs their knowledge in relation to the object. The purpose of this research was to conduct a systematic literature review in international and national databases, namely, the Institute of Education Sciences (ERIC) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), as well as scientific events such as the VII International Congress on Mathematics Teaching (CIEM), the National Meeting on Mathematics Education (ENEM). Studies that addressed the theory of Genetic Epistemology and its relationships with the themes of Problem Solving, Rule Games, and Probability were mapped. The study revealed a limited number of works that relied on Piaget's studies, according to the listed criteria, which highlights gaps in scientific productions, especially Brazilian ones.
Keywords: Genetic Epistemology. Jean Piaget. Mathematics Education. Review of Literature.