Interações Comunicativas na Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar

Autores

  • Ana Rita Cunha Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu, Portugal.
  • Luís Menezes Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu, Portugal.
  • Anabela Novais Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p02-12

Resumo

O estudo procura compreender as interações comunicativas e o papel que desempenham na aprendizagem da Matemática, em particular de ideias de geometria, em crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A investigação, de natureza qualitativa, usou como instrumentos de recolha de dados observação participante, notas de campo, gravações áudio e vídeo e análise documental. O estudo conclui que as interações comunicativas que se estabeleceram entre pares, entre adulto e criança e das crianças com o espaço e os materiais foram decisivos para a comunicação de ideias matemáticas. É de salientar que as crianças e o adulto participam no discurso recorrendo a diferentes atos de fala. No adulto destaca-se o ato de questionar, através do qual estimula a participação das crianças. Já as crianças tendem a responder, ou seja, dar seguimento a falas, normalmente com o objetivo de informar e de explicar.

Palavras-chave: Matemática. Interações. Comunicação.

Abstract
This study aims to understand the communicative interactions and the role they play in the learning of Mathematics, in particular geometry ideas, in children attending Pre-School Education. The research, of a qualitative nature, used participant observation, field notes, audio, and video recordings, and document analysis as instruments for data collection. The study concludes that the communicative interactions that were established between peers, between adult and children, and between children and space and materials were decisive for the communication of mathematical ideas. It should be noted that children and adult participate in the discourse using different speech acts. In adults, the act of questioning stands out, through which it encourages the participation of children. Children, on the other hand, tend to respond, that is, to follow up on statements, usually with the aim of informing and explaining.

Keywords: Mathematics. Interactions. Communication. Preschool Education. Learning.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Cunha, A. R., Menezes, L., & Novais, A. (2023). Interações Comunicativas na Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 02–12. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p02-12

Edição

Seção

Artigos