Mapeamento de Pesquisas Nacionais sobre Materiais Curriculares de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p122-133Resumo
Este artigo sistematiza a produção científica nacional sobre o tema Materiais Curriculares (MC) de Matemática em artigos científicos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicados entre os anos de 2015 e 2021, considerando os aspectos estruturais da área de pesquisa como quantidade, distribuição espacial, temas, abordagens teóricas e metodológicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo mapeamento, tomando como corpus de análise 86 artigos publicados nesta base de dados. Após inquirição do material bibliográfico, nove categorias de análise foram utilizadas para apresentar o mapeamento, destacando entre os resultados a carência de investigações sobre MC na Educação Infantil, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ensino Superior. Não foi identificado estudo correlacionando relações do professor e MC na EJA. Além disso, pouco se discutiu sobre percepções dos professores e elaboradores de MC no contexto educacional. No corpus de análise, o livro didático foi o MC que recebeu maior atenção pelas pesquisas que compõem o material bibliográfico deste estudo. Nesse sentido, é necessário exceder a investigação sobre aspectos estruturais e descritivos do MC, contemplando também a relação que professores e estudantes estabelecem com esses recursos em múltiplos contextos.
Palavras-chave: Mapeamento. Materiais Curriculares de Matemática. Livro Didático. Tarefas.
Abstract
This article systematizes the national scientific production on the theme Curricular Materials (CM) of Mathematics in scientific articles indexed in the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) published between the years 2015 and 2021, considering the structural aspects of the research area such as quantity, spatial distribution, themes, theoretical and methodological approaches. Bibliographic research, of the mapping type, was carried out, taking as corpus of analysis 86 articles published in this database. After inquiring the bibliographic material, nine categories of analysis were used to present the mapping, highlighting among the results the lack of investigations on MC in Early Childhood Education, Youth and Adult Education (EJA) and Higher Education. No study was identified correlating teacher and MC relationships in EJA. In addition, little has been discussed about the perceptions of CM teachers and developers in the educational context. In the corpus of analysis, the textbook was the MC that received the most attention from the research that makes up the bibliographic material of this study. In this sense, it is necessary to go beyond the investigation of structural aspects of the KM, also contemplating the relationship that teachers and students establish with these resources in multiple contexts.
Keywords: Mapping. Mathematics Curriculum Materials. Textbook. Tasks.