Interação e Autonomia de Alunos da Educação de Jovens e Adultos no Facebook: Contributos de um Curso de Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p104-114Resumo
A autonomia de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um assunto que desperta muito interesse, pois devido às limitações que lhes são impostas pelas condições de vida, fragilidades em sua formação acadêmica e dificuldades com o uso da tecnologia, acabam ficando à margem da sociedade, sendo excluídos socialmente. Foi visando contribuir com a mudança desse cenário que este artigo traz como objetivos analisar a interação e a conquista da autonomia de alunos da EJA durante a realização de um curso de Educação Financeira oferecido por meio da rede social Facebook e apresentar discussões sobre temas de Educação Financeira que podem favorecer para a Inclusão Social alunos da EJA em seus cotidianos. A abordagem metodológica de nosso estudo se caracteriza como qualitativa, em relação aos objetivos, entendemos que seja exploratória e no que tange aos procedimentos, classificamos como bibliográfica e etnográfica. Em nossa pesquisa ofertamos um curso de Educação Financeira por meio da rede social Facebook, organizado em cinco unidades, contendo entre elas dois momentos presenciais, uma aula inaugural e uma aula final, ambas realizadas em uma escola estadual localizada na cidade de Guarulhos/SP. Participaram do curso oito estudantes da EJA, todos acima dos 18 anos de idade, cursando entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio. Ao final da pesquisa pudemos constatar um ganho de autonomia e conscientização por parte dos alunos no que se refere às questões relacionadas com suas vidas financeiras, deixando evidente a necessidade de melhores escolhas nas tomadas de decisão. Verificamos, também, que mesmo diante das limitações relacionadas às interações ocorridas no curso, advindas por desconhecimento do tema e dificuldades com a tecnologia, foi possível despertar novos olhares e novas reflexões sobre Educação Financeira.
Palavras-chave: Redes sociais. Inclusão Social. Finanças. Tecnologia.
Abstract
The autonomy of students in Youth and Adult Education (YAE) is a subject that arouses great interest because, due to the limitations imposed by their life conditions, weaknesses in their academic training, and difficulties with the use of technology, they end up being marginalized from society and socially excluded. With the aim of contributing to the change of this scenario, this article aims to analyze the interaction and the achievement of autonomy of YAE students during a Financial Education course offered through the Facebook social network, as well as to present discussions on Financial Education topics that can favor the social inclusion of YAE students in their daily lives. Our study's methodological approach is characterized as qualitative, exploratory in terms of objectives, and bibliographic and ethnographic in terms of procedures. We offered a Financial Education course through the Facebook social network, organized into five units, including two face-to-face moments, an inaugural class, and a final class, both held at a state school located in the city of Guarulhos/SP. Eight YAE students participated in the course, all over 18 years old, attending between the 1st and 3rd year of High School. At the end of the research, we were able to verify a gain in autonomy and awareness on the part of the students regarding issues related to their financial lives, making it clear the need for better choices in decision-making. We also found that even in the face of limitations related to interactions in the course, arising from a lack of knowledge of the subject and difficulties with technology, it was possible to awaken new perspectives and reflections on Financial Education.
Keywords: Social networks. Social Inclusion. Finance. Technology.