Resolução de Problemas que Envolvem Simultaneamente Sequências Aritméticas e Geométricas na 11ª Classe

Autores

  • Venâncio Sebastião Finda Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, Angola.
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. MS, Brasil. Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p13-20

Resumo

Na presente pesquisa objetivou-se resolver problemas que envolvem simultaneamente sequências aritméticas e geométricas para o desenvolvimento de habilidades dos alunos da 11ª Classe do Liceu do Uíge, em Angola. Nesta, defendeu-se a ideia de que a resolução de problemas que envolvem simultaneamente sequências aritméticas e geométricas desenvolvidas com base em passos estabelecidos por Pólya contribui para o desenvolvimento de habilidades dos alunos da 11ª Classe do Liceu com esses conteúdos. Realizou-se uma pesquisa de estudo de caso, único quanto à escolha do objeto de estudo em relação à natureza, é uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Em relação ao local, realizou-se uma pesquisa em campo. Foi aplicado um questionário com 69 alunos selecionados de forma aleatória simples. Verificou-se nessa aplicação o fraco desempenho alcançado pelos alunos no primeiro teste diagnóstico aplicado, indicando que os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor faziam parte da base das várias dificuldades de compreensão dos conteúdos matemáticos pelos alunos, em particular os relacionados à resolução de problemas envolvendo as duas sequências simultaneamente. Diante do baixo aproveitamento, realizaram-se sessões visando o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas e aplicou-se o segundo teste diagnóstico, com características semelhantes às do primeiro, cujos resultados mostraram que houve melhorias expressivas do desempenho dos alunos.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Sequências Aritméticas e Geométricas. Teste Diagnóstico. Educação Básica.

Abstract
This research intends to solve problems that simultaneously involve arithmetic and geometric sequences for the development of skills of students in the 11th Class of the Liceu do Uíge, Angola. In this one, the idea was defended that the resolution of problems that simultaneously involve arithmetic and geometric sequences developed based on steps established by Pólya, contributes to the development of skills of the students from the 11th Grade of the Lyceum, with these contents. A single case study was carried out regarding the choice of the object of study, in relation to nature, an applied research wich a quantitative and qualitative approach. In term of the procedures, a bibliographic research and action research were carried out, and in relation to the place, a field research was carried out. A questionnaire was applied with 69 students selected in a random way. In this application, it was verified that the results achieved by the students in the first diagnostic test applied was verified, indicating that the methodological procedures used by the teacher most of all were the basis of the various difficulties in understanding the mathematical contents by the students, in particular those ones related to problems solving involving the two sequences simultaneously. In view of the unsatisfactory results obtained, the sessions were held aiming at the development of skills in problem solving and the second diagnostic test was applied with similar characteristics to those of the first one, showing at the end that there were significant improvements in the students performance.

Keywords: Problem solving. Arithmetic and Geometric Sequences. Diagnostic Test. Basic Education.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Finda, V. S. ., & Freitas, J. L. M. de. (2023). Resolução de Problemas que Envolvem Simultaneamente Sequências Aritméticas e Geométricas na 11ª Classe. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 13–20. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p13-20

Edição

Seção

Artigos