Entre Caminhos da Educação Matemática Brasileira: os Minicursos Sobre Resolução de Problemas nos Anais dos ENEMs
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p134-142Resumo
Nesta pesquisa, a partir da Resolução de Problemas, buscamos apresentar e caracterizar as produções apresentados nas últimas 12 edições dos ENEMs (1987 – 2016), na modalidade minicursos, acerca da Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino no cenário nacional. Adotamos a História da Educação Matemática como referencial teórico-metodológico, segundo perspectivas de pesquisadores do campo da História e da História da Educação. O corpus de pesquisa foi composto pelos anais e livros de resumos dos ENEMs, documentos produzidos a fim de registrar a memória desses encontros e o processo de criação e consolidação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Considerando as vertentes, sobre, para e através/via da Resolução de Problemas, com foco nesse último viés, a partir dos minicursos propostos, apresentamos e caracterizamos essas produções, agrupando-as em 3 categorias que trataram das convergências dos trabalhos. A primeira, alunos, problemas e suas caraterísticas, que contempla 8 trabalhos; a segunda, teorias sobre a Resolução de Problemas, 4 itens, e a última, também com 4 trabalhos, Resolução de Problemas e o processo de ensino e aprendizagem. De forma geral, as produções apresentadas, em sua grande maioria, se caracterizam como ações pontuais desenvolvidas, uma experiência vivenciada por um grupo ou por um pesquisador, principalmente no desenvolvimento de pesquisas vinculadas a programas de pós-graduação, se mostrando incipientes, como se estivessem em uma fase embrionária, em oposição aos avanços de pesquisas na área e a maturidade dessa teoria.
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Minicursos. Anais dos ENEMs.
Abstract
In this research, from the Resolution of Problems, we aimed to present and characterize the productions presented in the last 12 editions of the ENEMs (1987 - 2016), in the modality minicourses, about the Resolution of Problems as a teaching methodology in the national scenario. We adopt the History of Mathematical Education as a theoretical-methodological reference, according to the perspectives of researchers in the field of History and History of Education. The research corpus was composed by the annals and summary books of the ENEMs, documents produced in order to record the memory of these meetings and the process of creation and consolidation of the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM). Considering the aspects, about, for and through the Resolution of Problems, focusing on this last bias, from the proposed minicourses, we presented and characterized these productions, grouping them in 3 categories that dealt with the convergences of the works. The first, students, problems and their characteristics, which contemplates 8 works; the second, theories on Problem Solving, 4 items, and the last, also with 4 works, Problem Solving and the process of teaching and learning. In general, the productions presented, in its great majority, are characterized as punctual actions developed, an experience lived by a group or by a researcher, mainly in the development of researches linked to graduate programs, showing incipient, as if they were in an embryonic phase, in opposition to the research advances in the area and the maturity of this theory.
Keywords: Mother Tongue. Mathematical Language. Mathematical Problem Solving.