Reflexões Sobre a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p94-103Resumo
O ensino de Cálculo Diferencial e Integral I, doravante chamado apenas de Cálculo, vem sendo objeto de trabalhos científicos ao longo dos tempos, pela sua complexidade, nos primeiros contatos com o Ensino Superior. A abordagem desta pesquisa foi a de utilizar a sala de aula invertida em práticas nessa disciplina para os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, em uma instituição particular de ensino, compreendendo as possíveis contribuições dessa metodologia e seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem com o auxílio de tecnologias digitais como vídeos, slides e um ambiente virtual de aprendizagem para realizar os momentos pré-aula e disponibilizar o material de estudo prévio aos alunos. Os resultados apontaram que a metodologia da sala de aula invertida proporcionou um ambiente presencial colaborativo e interativo, com a possibilidade de integração com outras metodologias de ensino. Também, foi perceptível o auxílio que o material previamente disponibilizado ofereceu aos alunos, que poderiam acessá-lo em qualquer momento para seus estudos. Embora tenha ocorrido uma melhora no engajamento e na participação dos alunos durante as aulas, os resultados evidenciaram que ainda é necessário explorar diferentes metodologias aliadas à utilização de tecnologias digitais para auxílio tanto do planejamento e execução das aulas do professor quanto para ampliar o suporte aos alunos em seus estudos.
Palavras-chave: Ensino de Cálculo. Cálculo para a Engenharia. Metodologias de Ensino.
Abstract
The teaching of Differential and Integral Calculus I, hereafter referred to as Calculus, was the subject of recurrent scholarly work during the first contact with higher education because of its complexity. The approach of this research was to use the flipped classroom in practice in this discipline for the courses of Civil Engineering, Electrical Engineering, and Mechanical Engineering in a private teaching institution, in order to understand the possible contributions of this methodology and its reflections in the teaching and learning processes using digital technologies such as videos, slides, and a virtual learning environment to conduct pre-class moments and provide students with prior study materials. The results showed that the flipped classroom methodology provided a collaborative and interactive teaching environment with the possibility of integration with other teaching methods. In addition, the help that the previously available material provided to the students, who could access it at any time for their studies, was remarkable. Although student engagement and participation improved during class, the results show that there is still a need to explore different methods in combination with the use of digital technologies to support both the teacher's planning and execution of the lesson and to extend the support to students in their studies.
Keywords: Teaching Calculus. Calculus for Engineering. Teaching Methodologies