Reflexões Sobre a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p94-103

Resumo

O ensino de Cálculo Diferencial e Integral I, doravante chamado apenas de Cálculo, vem sendo objeto de trabalhos científicos ao longo dos tempos, pela sua complexidade, nos primeiros contatos com o Ensino Superior. A abordagem desta pesquisa foi a de utilizar a sala de aula invertida em práticas nessa disciplina para os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, em uma instituição particular de ensino, compreendendo as possíveis contribuições dessa metodologia e seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem com o auxílio de tecnologias digitais como vídeos, slides e um ambiente virtual de aprendizagem para realizar os momentos pré-aula e disponibilizar o material de estudo prévio aos alunos. Os resultados apontaram que a metodologia da sala de aula invertida proporcionou um ambiente presencial colaborativo e interativo, com a possibilidade de integração com outras metodologias de ensino. Também, foi perceptível o auxílio que o material previamente disponibilizado ofereceu aos alunos, que poderiam acessá-lo em qualquer momento para seus estudos. Embora tenha ocorrido uma melhora no engajamento e na participação dos alunos durante as aulas, os resultados evidenciaram que ainda é necessário explorar diferentes metodologias aliadas à utilização de tecnologias digitais para auxílio tanto do planejamento e execução das aulas do professor quanto para ampliar o suporte aos alunos em seus estudos.

Palavras-chave: Ensino de Cálculo. Cálculo para a Engenharia. Metodologias de Ensino.

Abstract
The teaching of Differential and Integral Calculus I, hereafter referred to as Calculus, was the subject of recurrent scholarly work during the first contact with higher education because of its complexity. The approach of this research was to use the flipped classroom in practice in this discipline for the courses of Civil Engineering, Electrical Engineering, and Mechanical Engineering in a private teaching institution, in order to understand the possible contributions of this methodology and its reflections in the teaching and learning processes using digital technologies such as videos, slides, and a virtual learning environment to conduct pre-class moments and provide students with prior study materials. The results showed that the flipped classroom methodology provided a collaborative and interactive teaching environment with the possibility of integration with other teaching methods. In addition, the help that the previously available material provided to the students, who could access it at any time for their studies, was remarkable. Although student engagement and participation improved during class, the results show that there is still a need to explore different methods in combination with the use of digital technologies to support both the teacher's planning and execution of the lesson and to extend the support to students in their studies.

Keywords: Teaching Calculus. Calculus for Engineering. Teaching Methodologies

Biografia do Autor

Geovane Duarte Pinheiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PR, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática - UNIOESTE (2022). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2012). Especialização em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem pela Uniamérica (2020). Graduado em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2007). Integrante do GTIE - Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino PPGECEM/UNIOESTE (2020). Docente das disciplinas de cálculo para os cursos de Engenharia Civil. Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Assis Gurgacz. Áreas de interesse: tecnologias na educação, inovação, ensino de matemática e metodologias ativas.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PR, Brasil.

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Pinheiro, G. D., & Boscarioli, C. (2023). Reflexões Sobre a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de Engenharia. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 94–103. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p94-103

Edição

Seção

Artigos