As Origens do Estudo Dirigido
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p89-93Resumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa exploratória ainda em curso, estritamente bibliográfica sobre as origens da atividade do Estudo Dirigido (ED). Por meio de referências em artigos e livros brasileiros, produzidos pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) que tratam do ED, procuramos indícios de suas origens a fim de fazer a reconstituição da sua origem no início dos anos 1900 até as sugestões dos autores e professores que defendiam sua aplicação nas formações de professores e nas salas de aula até meados de 1970. Até o momento da confecção desse artigo apuramos que o ED, teve muitas interpretações e distorções discutidas neste artigo e ainda carecem de novas pesquisas para melhor compreensão do Estudo Dirigido.
Palavras-chave: Estudo Dirigido. Método de Ensino. História da Educação Matemática.
Abstract
This article is part of an ongoing exploratory research, strictly bibliographical, on the origins of the Directed Study (ED) activity. Through references in Brazilian articles and books, produced by the Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education (CADES) that deal with DE, we look for evidence of its origins in order to reconstitute its origin in the early 1900 s to the suggestions of the authors and teachers who defended its application in teacher training and in classrooms until the mid-1970 s. Until the writing of this article, we verified that the DE, had many interpretations and distortions discussed in this article and still lack new research to improve it. understanding of Directed Study.
Keywords: Directed Study. Teaching Method. History of Mathematics Education.