Educação Matemática Inclusiva: o que Mostram as Pesquisas Publicadas Entre 2013 e 2018 em Periódicos com Qualis em Ensino

Autores

  • Nadjanara Ana Basso Morás Secretaria de Estado da Educação do Paraná. PR, Brasil. Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu. PR, Brasil. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8683-4289
  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil.
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0200-2061

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p115-121

Resumo

Nos últimos anos, o número de alunos apoiados pela Educação Especial que frequentam a escola regular comum cresceu significativamente, como apontado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Crescimento perceptível, também, quando analisadas as publicações acerca de Inclusão dos alunos no sistema educacional em periódicos da área de Ensino. Esses aumentos motivaram este estudo, que teve como objetivo identificar quais níveis de ensino e quais deficiências têm sido foco das pesquisas em Educação Matemática Inclusiva. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em periódicos com Qualis A1, A2 e B1 em Ensino, exclusivamente, de artigos que interessam à Educação Matemática Inclusiva, publicados entre os anos de 2013 e 2018, buscando o termo ‘inclusão’ nos títulos, resumos e palavras-chave. Por meio dessa análise, constatamos que as pesquisas foram levadas a cabo em diferentes níveis de ensino, com exceção da Educação Infantil, e têm maior concentração nos níveis da Educação Básica, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (antes chamados de Ensino Fundamental I e II). Além disso, verificamos que grande parte das pesquisas tinham como objetivo estudar a surdez e a baixa visão ou cegueira.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Matemática. Educação Especial. Níveis de Ensino.

Abstract
In recent years, the number of students supported by Special Education who attend common regular schools has grown significantly, as pointed out by the National Policy on Special Education from the Inclusive Education Perspective. A growth that is noticeable too, when analyzing publications about the Inclusion of students in the educational system in journals on the field of Education. These increases motivated this study, which aimed to identify which levels of education and which disabilities have been the focus of research on Inclusive Mathematics Education. A bibliographic research was carried out in journals with Qualis A1, A2, and B1 in Teaching, exclusively, of papers which concern Inclusive Mathematics Education, published between 2013 and 2018, searching for the term 'inclusion' in its titles, abstracts, and keywords. Through this analysis, we were able to find that the research was carried out at different levels of education, except for Early Childhood Education, and has a greater concentration on the levels of Basic Education, initial and final years of Elementary School (previously called Elementary School I and II). Additionally, we found that most of the research aimed to study deafness and low vision or blindness.

Keywords: Inclusion. Mathematics Education. Special Education. Levels of School Education.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Morás , N. A. B. ., Antunes, F. C. A., & Nogueira, C. M. I. (2023). Educação Matemática Inclusiva: o que Mostram as Pesquisas Publicadas Entre 2013 e 2018 em Periódicos com Qualis em Ensino. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 115–121. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p115-121

Edição

Seção

Artigos