A Presença de Professores que Ensinam Matemática da Educação Básica na Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática

Autores

  • Elhane de Fatima Fritsch Cararo Secretaria Estadual de Educação do Paraná. PR. Brasil. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PR, Brasil. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. PR, Brasil.
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0971-6016

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p32-46

Resumo

A Modelagem Matemática na Educação Matemática teve considerável disseminação na Educação Básica, movimento que pode ser observado pela participação de professores deste nível de ensino em eventos relacionado à área. Ao investigar em nossa tese o sentido do “quem” desenvolve Modelagem Matemática, foi necessário, inicialmente, compreender aspectos concernentes aos professores que circulam na comunidade, da qual elegemos a conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática como espaço privilegiado, de tal modo que interrogamos, de uma perspectiva fenomenológica e meta-analítica, neste artigo: O que se mostra sobre a presença dos professores da Educação Básica que ensinam Matemática nos trabalhos publicados nas edições da CNMEM? Foram analisadas 10 das 11 edições do evento, de 1999 a 2019. Dessa análise evidenciou-se um número expressivo de professores da Educação Básica que são autores ou coautores de trabalhos publicados nos anais do evento. Esse número expressivo pode indicar uma movimentação destes professores em prol da Modelagem Matemática na Educação Básica. Os dados mostraram, ainda, que a participação dos professores da Educação Básica que ensinam Matemática no Estado do Paraná teve um aumento expressivo nas edições da CNMEM, indicando que há, cada vez mais, professores desenvolvendo Modelagem Matemática nas salas de aula do Paraná ou que, no mínimo, eles estão tendo um primeiro contato com ela por meio da expansão dos programas de pós-graduação e dos grupos de pesquisa. No entanto esse movimento se apresenta, ainda, muito dependente de vínculos institucionais e da pesquisa.

Palavras-chave: Formação de Professores. Modelagem Matemática. Educação Básica. Pesquisa qualitativa.

Abstract
Mathematical Modeling in Mathematics Education had considerable dissemination in Basic Education, a movement that can be observed by the participation of teachers at this level of education in events related to the area. When investigating in our thesis the meaning of "who" to develop Mathematical Modeling, it was necessary, initially, to understand aspects concerning the teachers who circulate in the community, from which we chose the National Conference on Modeling in Mathematics Education as a privileged space, in such a way that we questioned , from a phenomenological and meta-analytical perspective, in this article: What is shown about the presence of Basic Education teachers who teach Mathematics in works published in CNMEM editions? 10 of the 11 editions of the event were followed, from 1999 to 2019. This analysis showed a significant number of Basic Education teachers who are authors or co-authors of works published in the annals of the event. This expressive number may indicate a movement of these teachers in favor of Mathematical Modeling in Basic Education. The data also appreciated that the participation of Basic Education teachers who teach Mathematics in the State of Paraná had a significant increase in the editions of CNMEM, indicating that there are more and more teacher developing Mathematical Modeling in classrooms in Paraná or that, at least, they are having a fist contact with in trough the expansion of graduate and research Groups. However, this movement is still very dependent on institutional links and research.

Keywords: Teacher Training. Mathematical Modeling. Basic Education. Qualitative Research

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PR, Brasil.

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou à atuar como colaborador em 2018. Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, conceito 4), campus Cascavel.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Cararo, E. de F. F., & Klüber, T. E. (2023). A Presença de Professores que Ensinam Matemática da Educação Básica na Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 32–46. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p32-46

Edição

Seção

Artigos