Mulheres na Ciência E Matemática: o que Dizem as Teses e Dissertações

Autores

  • Bruna Maria Vieira Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará CE, Brasil.
  • Patricia Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. CE, Brasil.
  • Brenda Maria Vieira Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. CE, Brasil.
  • Diego Araujo Frota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. CE, Brasil.
  • Mikaelle Barboza Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p364-372

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender qual o espaço ocupado pelas mulheres nas ciências exatas e em especial na Matemática, bem como os desafios e possibilidades para sua formação docente. Justifica-se pela necessidade de legitimar a participação feminina na construção do saber matemático, de modo a fortalecer a inserção e permanência das mulheres nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa, configura-se como uma revisão bibliográfica. O levantamento das produções foi realizado na BDTD, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e na Plataforma Sucupira, as palavras-chaves norteadoras da busca foram matemática e mulheres e resultou em 17 pesquisas, entre dissertações e teses. Mediante a leitura dos trabalhos coletados e da identificação das relações por eles estabelecidas, foram formulados três eixos de análise: 1. Trajetória e participação das mulheres no desenvolvimento da Ciência; 2. Inserção, formação inicial e atuação feminina na docência em Matemática; 3. Relações de Gênero nas aulas de Matemática. Observou-se que prevalece no campo da produção científica uma relação de competitividade que assegura aos homens a hegemonia do conhecimento, à medida que inviabiliza a legitimação da mulher cientista. No âmbito da Matemática o preconceito persistente, apresenta-se, muitas vezes, de maneira velada e conduz as mulheres a negarem sua feminilidade para conquistarem respeito e respaldo no exercício da profissão. Ainda assim, a presença feminina nas salas de aulas marca não só a evolução da sociedade, mas também a oportunidade de fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Palavras-chaves: Mulheres. Matemática. Docência. Formação Inicial.

Abstract
This work aims to understand the space occupied by women in exact sciences and especially in Mathematics, as well as the challenges and possibilities for their teacher education. It is justified by the need to legitimize female participation in the construction of mathematical knowledge, to strengthen the insertion and permanence of women in Licentiate and Bachelor of Mathematics courses. Therefore, the qualitative approach research is configured as a literature review. The survey of productions was conducted at the BDTD, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, and at Plataforma Sucupira, the guiding keywords for the search were Mathematics and women and resulted in 17 studies, including dissertations and theses. From the reading of the collected works and the identification of the relationships established by them, three axes of analysis were developed: 1. The trajectory and participation of women in the development of Science; 2. Insertion, initial training and female performance in Mathematics teaching; 3. Gender Relations in Mathematics classes. It was observed that a competitive relationship prevails in the field of scientific production that assure men the hegemony of knowledge, as it makes the legitimacy of female scientists unfeasible. In the field of Mathematics, persistent prejudice is often presented in a veiled way and leads women to deny their femininity to gain respect and support in the exercise of their profession. Even so, the presence of women in classrooms marks not only the evolution of society but also the opportunity to strengthen the teaching and learning process of Mathematics.

Keywords: Women. Math. Teaching. Initial Formation.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

Gonçalves, B. M. V., Silva, P. A. da, Gonçalves, B. M. V., Frota, D. A., & Cardoso, M. B. (2023). Mulheres na Ciência E Matemática: o que Dizem as Teses e Dissertações. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 364–372. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p364-372

Edição

Seção

Artigos