O Uso das Metodologias Ativas nas Áreas de Matemática e Ciência da Computação: um Mapeamento Sistemático da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p36-46Resumo
Resumo
Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa “Metodologias ativas e aprendizagem colaborativa na educação formal e informal com suporte das tecnologias de informação e comunicação” da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo do estudo foi identificar de que forma se dá a utilização de Metodologias Ativas na educação formal. Para alcançar o objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico em eventos nas áreas da Educação Matemática e Ciência da Computação. Como resultado foram localizadas 12 produções primárias que atenderam o objetivo de pesquisa, revelando quais e como as Metodologias Ativas estão sendo aplicadas. Foi possível identificar Metodologias ativas aplicadas em todos os níveis de ensino, algumas sendo aplicadas nas duas áreas de pesquisa, sendo elas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas e Rotação por Estação, sendo apenas adaptadas para a necessidade de cada nível de ensino e a realidade social em que cada escola estava inserida. Foi possível identificarmos a importância do uso de tecnologias, bem como o desenvolvimento das atividades a serem realizadas de forma colaborativa (em pares ou pequenos grupos) na aplicação das Metodologias Ativas. Identificamos três produções que descreveram o processo de avaliação da aprendizagem, mas não informaram se elas seguiram os pressupostos da Metodologia Ativa usada. Destacamos que foi possível identificar o protagonismo dos estudantes, promovendo autonomia no desenvolvimento de competências, tais como: atividades em grupo, o planejamento e o compartilhamento de tarefas, planejamento do tempo, entre outras necessárias para inserção dos estudantes como cidadãos na sociedade.
Palavras-chave: Matemática. Ciências da Computação. Ensino-Aprendizagem. Metodologias Ativas.
Abstract
This production is an excerpt from Scientific Initiation carried out in the research project “Active methodologies and collaborative learning in formal and informal education supported by information and communication technologies” at the University of the State of Santa Catarina. A bibliographic survey was carried out in events in the areas of Mathematics Education and Computer Science in order to identify how Active Methodologies are used in formal education. As a result, 12 primary productions that met the objective of our research were located, revealing which and how the Active Methodologies are being applied. It was possible to identify active methodologies applied at all levels of education, some being applied in the two areas of research, namely: Inverted Classroom, Problem-Based Learning and Rotation by Station, being only adapted to the needs of each level of education and the social reality in which each school was inserted. It was possible to identify the importance of using technologies, as well as the development of activities to be carried out collaboratively (in pairs or small groups) in the application of Active Methodologies. We identified only three productions that described the learning assessment process, but did not inform whether they followed the assumptions of the Active Methodology used. We emphasize that it was possible to identify the role of students, promoting autonomy in the development of skills, such as: group activities, planning and sharing tasks, time planning, among others necessary for the insertion of students as citizens in society.
Keywords: Math. Computer Science. Teaching-Learning. Active Methodologies.