Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Aliada à Construção de Jogo Digital para a Aprendizagem de Ângulos

Autores

  • Teresinha Aparecida Faccio Padilha Universidade do Vale do Taquari Univates. RS, Brasil.
  • Marco Antônio Moreira Universidade do Vale do Taquari Univates. RS, Brasil.
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari Univates. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p144-154

Resumo

Os jogos digitais, quando inseridos numa proposta pedagógica consistente, podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse viés, esta pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar como o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), aliada à construção de jogos digitais, é capaz de promover a Aprendizagem Significativa de ângulos. A investigação ocorreu com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em que foram analisados dados coletados por meio de questionário, mapa conceitual, diário de bordo, gravações e produções dos alunos. A análise dos dados permite inferir que a UEPS contribuiu para um estudo aprofundado de ângulos; as atividades iniciais funcionaram como organizadores prévios para a retomada de conhecimentos inconsistentes; a multiplicidade de recursos e estratégias favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, fomentando a relação triádica entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a construção dos jogos digitais colaborou na mobilização, fortalecimento e ampliação dos conhecimentos, tornando-os mais consistentes e capazes de ancorar novas aprendizagens; beneficiou o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, criação, produção e criatividade, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e pré-disposição à aprendizagem, requisitos para a Aprendizagem Significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Jogos Digitais. Unidades Otencialmente Significativas.

Abstract
Digital games can enhance teaching and learning processes when included in a consistent pedagogical proposition. In this light, this qualitative research aimed to investigate how developing a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) connected with the design of digital games may promote Meaningful Learning of angles. The investigation took place with 8th graders, in which data collected through questionnaire, conceptual map, journal, recordings, and students’ works were analyzed. Data analysis enabled the inference that the PMTU contributed to a deeper study of angles; initial activities served as prior organizers to reinforce knowledge; the myriad of resources and strategies promoted progressive differentiation and integrative reconciliation, thus improving the triadic relation among students, teacher, and educational materials. Furthermore, the creation of digital games contributed to supporting, strengthening, and enhancing knowledge, making it more consistent and a firm soil to ground new learning; favored the development of abilities to comprehend and solve problems, to create, produce, assigning dynamicity and an increased motivation and willingness to learn, which are requirements for a Meaningful Learning.

Keywords: Meaningful Learning. Digital Games. Potentially Meaningful Units.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Padilha, T. A. F., Moreira, M. A., & Quartieri, M. T. (2023). Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Aliada à Construção de Jogo Digital para a Aprendizagem de Ângulos . Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(2), 144–154. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p144-154

Edição

Seção

Artigos