Jogos Digitais como Possibilidade para a Alfabetização Matemática: Endereçamentos da Literatura para a Prática Docente

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https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p459-468

Resumo

Resumo
Neste artigo apresentamos aspectos de uma pesquisa maior orientada pela interrogação "que possibilidades se abrem com os jogos digitais para a alfabetização matemática?". Conduzida segundo a abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa, o estudo visou inventariar trabalhos acadêmicos que tematizavam jogos e jogos digitais para a alfabetização matemática com o objetivo de compreender e explicitar elementos constitutivos para a prática pedagógica de professores alfabetizadores. O foco esteve no compartilhamento do encontrado no trajeto investigativo sobre orientações advindas da literatura que tivessem o potencial de abrir horizontes, esclarecer, familiarizar, encorajar e amparar docentes a se valerem de jogos digitais em suas ações escolares cotidianas Ao todo foram analisados trinta e um textos, dos quais foram destacadas cento e cinquenta e duas unidades significativas ao perguntado, confluindo para vinte e duas Ideias Nucleares, que desaguaram em três categorias estruturantes do fenômeno jogos-digitais- para-a-alfabetização-matemática, a saber: Postura Estudantil, Conhecimento Matemático e Aspectos Didático-pedagógicos. Destas, trouxemos neste artigo a discussão da categoria Aspectos Didático-pedagógicos, pautada no que literatura revela, evidenciando orientações pedagógicas que contemplam critérios técnicos para seleção de jogos digitais, bem como elementos pedagógicos que se dirigem ao fazer docente. Todas as orientações são anunciadas em forma de perguntas que visam fomentar a prática alfabetizadora, ou seja, o objetivo esteve em expor um roteiro para o professor fazer escolhas e organizar o ensino nos anos iniciais, tendo por fio condutor os jogos digitais para a alfabetização.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Alfabetização Matemática. Aspectos Didático-Pedagógico. Jogos Digitais.

Abstract
In this article we present aspects of a larger research guided by the question "what possibilities are open with digital games for mathematical literacy?". Conducted according to the phenomenological approach of qualitative research, the study aimed to inventory academic works that thematized digital games and games for mathematical literacy in order to understand and explain constitutive elements for the pedagogical practice of literacy teachers. The focus was on sharing what was found in the investigative path about orientations from the literature that had the potential to open horizons, clarify, familiarize, encourage and support teachers to use digital games in their daily school actions Altogether, 31 texts were analyzed, of which 152 units were highlighted significant to the question, converging to 22 Nuclear Ideas that flowed into 3 structuring categories of the phenomenon games-digital-for-literacy-mathematics, namely: Student Posture, Mathematical Knowledge and Didactic-pedagogical aspects. Of these, we bring in this article the discussion of the Didactic-pedagogical Aspects category, based on what literature reveals, showing pedagogical guidelines that include technical criteria for the selection of digital games, as well as pedagogical elements that are directed when teaching. All guidelines are announced in the form of questions aimed at promoting literacy practice, that is, the objective was to expose a script for the teacher to make choices and organize teaching in the early years, with digital games for literacy as the guiding thread.

Keywords: Mathematical Education. Teachers Formation. Mathematical Literacy. Didactic-Pedagogical Aspects. Digital games.

Biografia do Autor

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Colégio Encanto Juvenil. SP, Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. PR, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnologica (PPGFCET- UTFPR) e professora do Colégio Encanto Juvenil, SP.

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. PR, Brasil.

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP).

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. PA, Brasil.

 Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduaçao em Ensino de Ciência e em Matemática (PPGECM-UFPR) 

Doutorando no PPGCEM-UFPR

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Santos, D. de S. S. dos, Mocrosky, L. F., & Batista, J. de O. (2021). Jogos Digitais como Possibilidade para a Alfabetização Matemática: Endereçamentos da Literatura para a Prática Docente . Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 459–468. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p459-468

Edição

Seção

Artigos