Em Tempos de Pandemia, um Olhar Reflexivo para a Educação Matemática Inclusiva na Educação Básica Envolvendo o Ensino na Modalidade à Distância

Autores

  • Tula Maria Rocha Morais Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP. Brasil. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. MG, Brasil.
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Universidade Ibirapuera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p312-319

Resumo

Resumo
A pandemia da Covid-19 nos envolveu em tempos de mudança e (re)significação de costumes e atitudes em que a já fragilizada educação básica precisa ser reinventada. Ao mesmo tempo, continuamos imersos em desafios contínuos e promissores para a promoção da educação matemática inclusiva que, até então, esteve centralizada em momentos presenciais. Não mais que de repente, nos deparamos com a emergente necessidade de pensar um modelo educacional que passamos a denominar ensino remoto emergencial para atender a todos indistintamente. Diante desses fatos, apresenta-se um estudo de revisão literária científica brasileira sobre as tecnologias digitais, mais especificamente sobre a educação básica na modalidade à distância, voltada ao ensino de matemática em um contexto inclusivo. O objetivo aqui proposto é mapear e identificar o conhecimento produzido pela comunidade científica, que é relacionado à educação básica com foco na educação matemática inclusiva e no ensino à distância, com o propósito de levantar parâmetros que ajudem na tarefa que temos vivenciado como professores. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e as fontes de consulta foram o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que permitiram a localização de trabalhos, cujos resumos foram analisados e categorizados de acordo com os descritores referenciais: educação matemática inclusiva, ensino à distância e educação básica.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Matemática. Ensino a Distância. Educação Básica.

Abstract
The Covid-19 pandemic involved us in times of changing and (re)molding the meaning of habits and attitudes upon which the already fragile basic education must be reinvented. At the same time we keep immersed in continuous and promising challenges for the promotion of inclusive mathematical education, that until then have been centralized on presential moments. No more than suddenly we face ourselves with the emerging need to think about a educacional model that we now call remote emergencial teaching to tend to everyone indistinctly. In face of these facts, a study of brazilian scientific literary review on digital technologies, more specifically about basic education on distance modality, focused on the teaching of mathematics in an inclusive context, is presented. The goal here proposed is to map out and identify the knowledge produced by the scientific community that is related to basic education with focus on inclusive mathematical education and on distance learning, with the purpose to identify parameters that aid on the task we have been experiencing as teachers. It is adopted the bibliographical research considering the Capes' Thesis and Dissertation Database and the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations as query source, that allow the identification of works, which abstracts where analised and categorized according to the reference descriptors: inclusive mathematical education, distance learning and basic education.

Keywords: Inclusive Education. Mathematics. Distance Learning. Basic Education.

Biografia do Autor

Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Universidade Ibirapuera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

Professora do magistério superior com atuação no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM. Graduada em licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva, 1985. Possui especialização em análise de sistema pela FUMEC-1990. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Doutoranda em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação da UNIAN.Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental. Médio, Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação a distância e Pós-graduação. Participou do programa de Pós-Graduação de Educação Básica (LASEB da FAE-UFMG). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: Entre o Saber e o Fazer na Educação Profissional e Tecnológica, do(a) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Participa de projetos de extensão que visam articular atividades desenvolvidas na universidade e a comunidade local. Pesquisa e escreve sobre formação de professores em espaço de educação não formal, educação inclusiva, educação a distância, divulgação científica.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Morais, T. M. R., & Fernandes, S. H. A. A. . (2021). Em Tempos de Pandemia, um Olhar Reflexivo para a Educação Matemática Inclusiva na Educação Básica Envolvendo o Ensino na Modalidade à Distância. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 312–319. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p312-319

Edição

Seção

Artigos