Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação Continuada para Ensino de Estatística: um Estudo em Dissertações e Teses Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p450-458Resumo
Resumo
No cenário atual de incertezas, este artigo propõe refletir sobre alguns dos impactos da COVID-19 no campo da Educação e o uso das tecnologias da informação. Com o avanço da pandemia, desde os primeiros momentos deparamo-nos, em Educação, com o incômodo de docentes e discentes que enfrentam dificuldades ao lidar com aulas online, ensino a distância (EAD) e tecnologia. Em particular, a utilização de ferramentas tecnológicas é um desafio para docentes, tanto em sua formação inicial como na continuada. Nesse sentido, esta pesquisa de revisão de literatura tem o propósito de identificar as dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre: Formação Continuada, Uso das Tecnologias e Ensino de Estatística. Para isso, foi desenvolvida uma busca com as palavras-chave: “formação continuada”, “formação docente”, “tecnologia digital”, “tecnologia da informação”, “ensino de estatística”, “aula online” e “ensino híbrido” nas pesquisas disponibilizadas online, compreendidas entre 2002 e 2020. Constatou-se a existência de 47 pesquisas, entre dissertações e teses, das quais 8 foram selecionadas para análise. A partir da categorização das informações, identificamos as principais Instituições de ensino envolvidas, a metodologia da pesquisa, o referencial teórico e as ferramentas tecnológicas utilizadas na formação docente ou com os alunos. Como conclusão identificamos nas pesquisas analisadas a constatação de que a formação continuada do professor de Matemática tem se apresentado insuficiente e a sugestão é a de que sejam oferecidos cursos como alternativa relacionada às dificuldades no uso das tecnologias aplicadas à Educação.
Palavras-chave: Formação Docente. Revisão de Literatura. Ensino Híbrido. Aulas Online. Tecnologia Educativa.
Abstract
In the present scenery of uncertainties, this article proposes to reflect on some impacts of Covid-19 over Education and the use of information technologies in this context. Due to the spreading of the pandemic, since the first moments we deal with the discomfort of teachers and students that face difficulties at working with online classes, distance learning and technology. Particularly, the usage of technological tools is a challenge for teachers as much as in their pre-service education as in their continuing education. In this sense, this literature review aims to identify, among thesis and dissertations published in the “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) on: Continuing Education, Usage of technologies and Statistics Teaching. For such, a search was done with the keywords “continuing education”, “teacher education”, “digital technology”, “information technology”, “statistics teaching”, “online classes” and “hybrid teaching” in the period of 2002 and 2020. It was found 47 researches, among thesis and dissertations, from which 8 was selected for analysis. From the categorization of these information, it was possible to identify the main Institutions involved, the research methodology, the theoretical references and technological tools used in teacher education or in the classroom. As a conclusion, we identified in the research analyzed, that the continuing education of Mathematics teacher has presented itself insufficient and new courses are suggested as an alternative to face the difficulties in the usage of technologies applied to Education.
Keywords: Teaching Formation. State of Art. Statistics Teaching. Online Classes. Digital Technology