Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação Continuada para Ensino de Estatística: um Estudo em Dissertações e Teses Brasileiras

Autores

  • Geisiane Rodrigues dos Santos Universidade do Estado de Minas GeraisUniversidade do Estado de Minas Gerais. MG, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4391-9730

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p450-458

Resumo

Resumo
No cenário atual de incertezas, este artigo propõe refletir sobre alguns dos impactos da COVID-19 no campo da Educação e o uso das tecnologias da informação. Com o avanço da pandemia, desde os primeiros momentos deparamo-nos, em Educação, com o incômodo de docentes e discentes que enfrentam dificuldades ao lidar com aulas online, ensino a distância (EAD) e tecnologia. Em particular, a utilização de ferramentas tecnológicas é um desafio para docentes, tanto em sua formação inicial como na continuada. Nesse sentido, esta pesquisa de revisão de literatura tem o propósito de identificar as dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre: Formação Continuada, Uso das Tecnologias e Ensino de Estatística. Para isso, foi desenvolvida uma busca com as palavras-chave: “formação continuada”, “formação docente”, “tecnologia digital”, “tecnologia da informação”, “ensino de estatística”, “aula online” e “ensino híbrido” nas pesquisas disponibilizadas online, compreendidas entre 2002 e 2020. Constatou-se a existência de 47 pesquisas, entre dissertações e teses, das quais 8 foram selecionadas para análise. A partir da categorização das informações, identificamos as principais Instituições de ensino envolvidas, a metodologia da pesquisa, o referencial teórico e as ferramentas tecnológicas utilizadas na formação docente ou com os alunos. Como conclusão identificamos nas pesquisas analisadas a constatação de que a formação continuada do professor de Matemática tem se apresentado insuficiente e a sugestão é a de que sejam oferecidos cursos como alternativa relacionada às dificuldades no uso das tecnologias aplicadas à Educação.

Palavras-chave: Formação Docente. Revisão de Literatura. Ensino Híbrido. Aulas Online. Tecnologia Educativa.

Abstract
In the present scenery of uncertainties, this article proposes to reflect on some impacts of Covid-19 over Education and the use of information technologies in this context. Due to the spreading of the pandemic, since the first moments we deal with the discomfort of teachers and students that face difficulties at working with online classes, distance learning and technology. Particularly, the usage of technological tools is a challenge for teachers as much as in their pre-service education as in their continuing education. In this sense, this literature review aims to identify, among thesis and dissertations published in the “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) on: Continuing Education, Usage of technologies and Statistics Teaching. For such, a search was done with the keywords “continuing education”, “teacher education”, “digital technology”, “information technology”, “statistics teaching”, “online classes” and “hybrid teaching” in the period of 2002 and 2020. It was found 47 researches, among thesis and dissertations, from which 8 was selected for analysis. From the categorization of these information, it was possible to identify the main Institutions involved, the research methodology, the theoretical references and technological tools used in teacher education or in the classroom. As a conclusion, we identified in the research analyzed, that the continuing education of Mathematics teacher has presented itself insufficient and new courses are suggested as an alternative to face the difficulties in the usage of technologies applied to Education.

Keywords: Teaching Formation. State of Art. Statistics Teaching. Online Classes. Digital Technology

Biografia do Autor

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973) e Pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1985), com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional. É mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da UNIAN, Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIAN/SP. Avaliadora de cursos de graduação (CEESP) desde 2008.Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores e de gestores escolares. Coordenou projeto financiado pela Capes no Programa Observatório da Educação.Tem atuado principalmente na formação de professores e na educação tecnológica.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Santos, G. R. dos ., & Costa, N. M. L. da . (2021). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação Continuada para Ensino de Estatística: um Estudo em Dissertações e Teses Brasileiras. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 450–458. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p450-458

Edição

Seção

Artigos