Pensamento Proporcional e a Formação de professores: um Estudo Sobre Teses Produzidas de 2000 a 2019

Autores

  • José Francisco Toledo Melara Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p320-328

Resumo

Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa bibliográfica de mestrado e tem como propósito analisar teses, produzidas no Brasil entre 2000 e 2019, que investigaram questões ligadas ao raciocínio proporcional em processos formativos de professores de Matemática. Após a busca na Plataforma Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foram selecionadas três teses de natureza qualitativa – duas em contexto de formação continuada e uma em curso de formação inicial –, entre elas, duas foram defendidas em 2016 em universidades públicas e uma em 2019 em uma instituição particular. Utilizaram-se como categorias de análise: as instituições em que se realizaram as pesquisas e as datas em que foram apresentadas; seu objetivo; sua fundamentação teórica; os participantes envolvidos; os procedimentos de coleta; e os principais resultados. Os processos formativos investigados favoreceram o desenvolvimento do conhecimento e do olhar profissional tanto de professores como de pesquisadores. Um ponto comum aos estudos foi a destinação de espaços, nesses processos, para a reflexão sobre o ensino do raciocínio proporcional. Ficou evidente a necessidade destinar espaços para que os professores participantes discutam e reflitam sobre o raciocínio proporcional e sobre o uso de diferentes recursos metodológicos e de casos de ensino como recurso formativo.

Palavras-chave: Educação Matemática. Raciocínio Proporcional. Formação de Professores. Pesquisa Bibliográfica.

Abstract
This article presents part of a master’s degree research and aims to analyze theses produced in Brasil in the period from 2000 to 2019, that investigated issues related to proportional reasoning in Mathematics teacher training processes. It is a bibliographic research based on Plataforma Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. This study used as analysis categories: the researches institutions and release date, objectives, the theoretical foundation used, participants involved, collection procedures and the principal results found. From this survey we found three thesis. Two of them was defended at a public university by 2016 and the other one was defended at a private university by 2019, and all of them presented qualitative nature. Regarding the context of these theses, two of them were part of a Continuing Education and a inicial formation. From the analysis of the studies it was possible to identify that the formative processes investigated increased the development of knowledge and the professional eye both from teachers and researchers. A common sense between the studies was the creation of a space destined to reflect about teaching Proportional Reasoning. In this context, it became clear the necessity of creating a space for teacher to discuss and reflect about the proportional reasoning and different methodologic resources, and pursue teaching cases as an information resource.

Keywords: Mathematical Education. Proportional Reasoning. Teacher Education. Bibliographic Research.

Biografia do Autor

José Francisco Toledo Melara, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Professora do programa de pós graduação em Educação Matemática da Unian

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Melara, J. F. T., & Silva, A. da F. G. . (2021). Pensamento Proporcional e a Formação de professores: um Estudo Sobre Teses Produzidas de 2000 a 2019. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 320–328. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p320-328

Edição

Seção

Artigos