O papel do Pibid em Diferentes Ações do Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas de Futuros Professores
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p145-153Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as influências das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Matemática – Pibid nas diferentes fases do Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado – ECS (estágio de observação, elaboração dos planos de oficina, estágio de regência e elaboração do relatório final), na perspectiva de futuros professores que participam do programa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo a partir de entrevistas realizadas com estudantes pibidianos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Os resultados revelam que as ações do Pibid orientaram reflexões no decorrer de diferentes fases do ECS, nomeadamente aquelas a respeito: do estar na sala de aula, dos conteúdos matemáticos, dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, do papel do professor nesses processos e das ações do professor. Tais reflexões ampliaram as discussões presentes nas etapas do ECS e permitiram, ao articular teoria e prática, um aprofundamento de conhecimentos necessários aos futuros professores. Evidencia-se, assim, a necessidade de se valorizarem as políticas públicas de inserção de futuros professores na Educação Básica, como o Pibid, que potencializam aspectos importantes da formação de professores de Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores de Matemática. Estágio Curricular Supervisionado.
Abstract
The purpose of this article is to analyze the influence of the actions of the Institutional Program of Initiation Scholarship to the Teaching of
Mathematics - Pibid in the different phases of the Student Teaching (observation stage, preparation of workshop plans, teach, of the final
report) from the perspective of future teachers participating in the program. A qualitative research of an interpretive nature was carried out
from interviews with pibidian students of the degree course in Mathematics of the State University of Londrina - UEL. The results reveal that
the actions of Pibid guided reflections in the course of different phases of the SI, namely reflections on: being in the classroom, mathematical
knowledge, teaching and learning processes in Mathematics, the role of the teacher in these processes, and teacher actions. Such reflections
broadened the discussions in the stages of SI and allowed a deepening of knowledge needed for future teachers, articulating theory and
practice. We highlight the need to value the public policies of insertion of future teachers in Basic Education, such as the Pibid, that potentiate
important aspects of mathematics teacher education.
Keywords: Mathematics Education. Mathematics Teacher Education. Student Teaching.
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