Tecnologia e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos

Autores

  • José Aires de Castro-Filho Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. CE. Brasil.
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Virtual e PROATIVA. CE. Brasil
  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. CE. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p93-98

Resumo

Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) trouxeram novas perspectivas para a área da psicologia e da educação matemática. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais das tecnologias para a educação matemática e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Será abordado um histórico de como os primeiros softwares ligados à matemática contribuíram para o desenvolvimento de pesquisas na área da psicologia da educação matemática, depois como essas tecnologias avançaram para concepções de desenvolvimento de recursos que pudessem ser acessados pela Internet. Ainda será apresentado pesquisas que mostram novos rumos para a utilização destas tecnologias em processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem.

Palavras-chave: Conceitos Matemáticos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Psicologia da Educação Matemática.


Abstract
Advances and the spread of the use of information and communication technologies have brought new perspectives to psychology and mathematics education. This article is discussed as usual approaches to mathematical education technologies and mathematical learning concepts. A history of how mathematics software has contributed to the development of research in the field of mathematics education psychology has been discussed, as technologies have advanced to the conceptions of resource development that could be accessed through the Internet. Nevertheless, the results show that the new directions for the use of the technologies in interactive educational process that propitiates a production of individual and group knowledge in collaborative processes favored by the use of digital and interactive learning environments.

Keywords: Mathematical Concepts. Information and Communication Technologies. Psychology of Mathematics Education.

Biografia do Autor

Raquel Santiago Freire, Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Virtual e PROATIVA. CE. Brasil

Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Virtual e PROATIVA. CE. Brasil

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Castro-Filho, J. A. de, Freire, R. S., & Castro, J. B. de. (2017). Tecnologia e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(2), 93–98. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p93-98

Edição

Seção

Artigos