CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE NÚMEROS RACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n2p%25pResumo
Este trabalho tem como foco o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Sob a premissa de que o conhecimento de matemática de um professor tem sua especificidade e que essa especificidade tem implicações diretas para a formação e para a prática do professor (Davis, Smmit, 2006; Even, Ball, 2009; Fiorentini, Oliveira, 2013), a investigação aqui apresentada visa contribuir para a reflexão sobre o conhecimento de matemática para o ensino (Ball, Thames, Phelps, 2008). O estudo tem como referência teórica e metodológica a noção de concept study (Davis, 2010, 2014), modelo de estudo coletivo em que professores compartilham de forma colaborativa sua experiência e seu conhecimento com o objetivo de questionar e (re)elaborar seus próprios conhecimentos de matemática com vistas ao ensino. O conceito de número racional foi o tema disparador e orientador do estudo. Como conclusão, observa-se a contribuição de uma discussão colaborativa para o desenvolvimento de um metassaber do professor de matemática.