A INFLUÊNCIA DO GEOGEBRA NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n2p%25pResumo
Os efeitos de empregar o Geogebra na resolução de exercícios e problemas de funções polinomiais do 1° grau foram investigados. A pesquisa envolveu 59 alunos de duas turmas de 1ª série do ensino médio de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, lista de questões, registro de relatos das atividades com o software e questionários. De início, ambas as turmas receberam aulas tradicionais similares, mas, entre o pré-teste e o pós-teste, passaram por reforços pedagógicos diferentes. Uma turma foi ensinada a usar o Geogebra no laboratório de informática e pôde manipulá-lo livremente na resolução de exercícios e problemas durante o reforço. A outra turma não teve contato com o software. Nas duas houve aumento significativo entre as médias do pré-teste e do pós-teste, com melhora de desempenho tanto em exercícios quanto em problemas. Alunos de ambas manifestaram as mesmas dificuldades de interpretação de enunciados e elaboração de estratégias próprias. As principais dúvidas ocorreram em tentativas de encontrar o valor de abscissa dado f(x) e expressar as leis de formação das funções. Deficiências em conteúdos antecedentes, como porcentagem, equações do 1º grau e sistemas de equações, prejudicaram a compreensão e o rendimento. Não obstante, segundo os alunos da turma levada ao laboratório, o uso do Geogebra facilitou a aprendizagem (96%) e a resolução de questões (93%). Os alunos nunca haviam utilizado um software educativo de matemática, mas, após a experiência, relataram desejar que outros conteúdos fossem lecionados com recursos semelhantes (100%).