SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE, ENSINO DE GEOMETRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n2p%25pResumo
Analisa as estratégias usadas por professoras ao empregar o software educativo livre Dr. Geo em sua prática pedagógica voltada ao ensino de Geometria, com base em um programa formativo. Elegeu-se como método uma aproximação da pesquisa-ação. Participaram três professoras de Matemática do 5º ano do ensino fundamental e duas docentes responsáveis pelo laboratório de Informática Educativa de uma escola pública municipal. Na coleta de dados, empregaram-se cinco instrumentos: entrevistas, notas de campo e diário, observações, gravações em áudio e registro fotográfico. A análise fez uso de triangulação das distintas fontes, apoiada em um software específico. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas de o aluno pensar, pela mediação das professoras.