Erros Matemáticos de Estudantes de 3º e 4º Anos: Comparação Entre Cálculos Aritméticos e Resolução de Problemas

Autores

Resumo

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental a Aritmética tem papel de destaque na aprendizagem matemática. Com foco na área, este estudo comparou os erros cometidos por estudantes na realização de cálculos aritméticos e na resolução de problemas, em tarefas apresentadas nos dois formatos. Participaram da pesquisa 127 estudantes de 3º e 4º anos de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS (com idades entre 8 e 11 anos). Na análise qualiquantitativa, foram utilizadas duas tarefas como instrumentos. A primeira delas, de cálculos aritméticos, formada pelos algoritmos evocados na tarefa de resolução de problemas (segunda tarefa). A partir dos dados obtidos, surgiram cinco categorias de erros comuns cometidos pelos alunos. Tal resultado sugere que as habilidades numéricas de contagem, adição e divisão sejam compartilhadas pelas duas dimensões analisadas. O mesmo não ocorreu com multiplicação e subtração. Ademais, como esperado, verificou-se evolução na performance associada ao ano letivo, em ambas as tarefas. Destaca-se ainda que os cálculos aritméticos parecem ser mais fáceis ou mais familiares para os dois grupos da amostra, tendo sido a tarefa com desempenho superior. De modo geral, o estudo enfatiza o potencial presente na análise investigativa dos erros matemáticos para diagnóstico e planejamento didático. Os diferentes tipos de erro ajudam a revelar aspectos da construção do pensamento matemático, servindo como pista acerca das habilidades consolidadas ou em processo.

Palavras-chave: Cálculo Aritmético. Resolução de Problemas. Erros Matemáticos.

Abstract

In the first years of Elementary School, Arithmetic plays a prominent role in mathematical learning. Focusing on the area, this study related arithmetic calculations and mathematical problem solving by comparing the students’ errors in the tasks of both formats. The research had 127 participants from the 3rd and 4th grades of two public schools in Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brazil (8 to 11 years). In the qualitative and quantitative analysis, two tasks were used as instruments. The first one, of arithmetic calculations, was composed of all the algorithms mentioned in the problem solving task (second task). From the data obtained, five categories of common errors made by students emerged. This result suggests that the numerical skills of counting, addition and division are shared by the two dimensions analyzed. The same did not happen with multiplication and subtraction. In addition, there was an evolution in performance according to the school year. It is also noteworthy that arithmetic task seems to be easier or more familiar for both sample groups, having been the task with superior performance. In general, the study emphasizes the potential present in the investigative analysis of mathematical errors for diagnosis and didactic planning. The different types of errors help to reveal aspects of the construction of mathematical thinking, serving as a clue about the skills consolidated or in process.

Keywords: Arithmetic Calculation. Problem Solving. Mathematical Errors.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Holzmann, K. K. J., Nogues, C. P., Lima, E. M., & Dorneles, B. V. (2025). Erros Matemáticos de Estudantes de 3º e 4º Anos: Comparação Entre Cálculos Aritméticos e Resolução de Problemas. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 78–87. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13746

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Artigos