Jogos Africanos: um Meio para Desenvolver o Pensamento Computacional
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre as estratégias e tomadas de decisão de dois jogadores, durante as partidas com os jogos africanos Yoté e Mancala. O estudo partiu da seguinte problematização: De que maneira os jogos africanos podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes da educação básica? A pesquisa teve como objetivo analisar se os pilares do pensamento computacional podem ser desenvolvidos, de forma desplugada, durante as jogadas realizadas com jogos africanos. Pensamento computacional é percebido como processo, no qual se utiliza lógica e análise de dados em busca de soluções; segue passos ordenados, os algoritmos, gerando a habilidade de lidar com problemas complexos. A abordagem do estudo pautou-se pelos princípios da pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada durante as jogadas e as narrativas dos jogadores foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da metodologia de descrição reflexiva. Os achados indicaram que as regras dos jogos e o encadeamento de jogadas conduziram os jogadores a reconhecer jogadas semelhantes e às analogias, contribuindo para a estruturação do pensamento sequencial. Características do pensamento computacional foram exacerbadas quando jogadores montaram estratégias, analisaram jogadas e implementaram soluções, aprendendo a jogar em conjunto. Ao longo das partidas, os jogadores jogaram cooperativamente, buscando melhores soluções, promovendo um pensar criativo, onde os erros eram interpretados como possibilidades de aprendizado, evidenciando qualidades do pensamento computacional.
Palavras-chave: Pensamento Computacional. Jogos Africanos. Matemática. Descrição Reflexiva.
Abstract
The article presents reflections on the strategies and decision-making of two players, during matches with the African games Yoté and Mancala. The study started with the following question: How can African games contribute to the development of students' computational thinking in basic education students ? The research aimed to analyze whether the pillars of computational thinking can be developed, in an unplugged way, during games played with African games. Computational thinking is perceived as a process, in which logic and data analysis are used in search of solutions; follows ordered steps, algorithms, generating the ability to deal with complex problems. The study approach was guided by the principles of qualitative research. Data collection was carried out during the games and the players' narratives were recorded, transcribed and analyzed using the reflective description methodology. The findings indicated that the rules of the games and the chain of moves led players to recognize similar moves and analogies, contributing to the structuring of sequential thinking. Characteristics of computational thinking were exacerbated when players put together strategies, analyzed plays and implemented solutions, learning to play together. Throughout the games, players played cooperatively, looking for better solutions, promoting creative thinking, where mistakes were interpreted as learning possibilities, highlighting qualities of computational thinking.
Keywords: Computational Thinking. African Games. Mathematics. Reflective Description