Desafios da Abordagem STEAM no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática: Elaboração De Kit Educacional, Modelagem 3D e Robótica para Ensino Médio

Autores

  • Gabriel Victor Munhoz Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. MT, Brasil.
  • Stela Rosa Amaral Gonçalves Instituto Federal de Mato Grosso. MT, Brasil.
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Ensino. MT, Brasil. Instituto Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. MT, Brasil.

Resumo

Estudantes do ensino médio por vezes encontram dificuldades em compreender os conteúdos de ciências da natureza e matemática, o que se dá por uma série de fatores, dos quais a apresentação de conteúdos desconectados da realidade desses estudantes e a maneira como eles são ensinados. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi elaborar kits educacionais, modelagem 3D e robótica baseados em abordagem STEAM, suportada por metodologias ativas, como proposta para a melhoria do aprendizado dos estudantes nos componentes curriculares das áreas de ciências da natureza e matemática do ensino médio. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, realizando a análise da utilização da abordagem STEAM e metodologias ativas como ferramentas para o ensino. Deste modo, implantou-se um laboratório maker em uma escola estadual de ensino médio, juntamente com a criação de um grupo de iniciação científica composto por seis estudantes, sendo três desses bolsistas FAPEMAT e três voluntários. Foi produzido um kit didático voltado para a prática experimental de cinemática. Os resultados discutidos em roda de conversa com os estudantes participantes do grupo de pesquisa, observou-se que a utilização da abordagem STEAM gerou um maior interesse no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os protagonistas, além de gerar uma maior integração entre os estudantes do projeto e os estudantes consideraram uma proposta de ensino interessante e que gostariam que os professores a adotassem em suas aulas.

Palavras-chave: Cultura Maker. Laboratório Maker. Metodologias Ativas. Metodologias de Ensino.

Abstract
High school students sometimes find it difficult to understand natural science and mathematics content, which is due to a series of factors, including the presentation of content that is disconnected from the reality of these students and the way in which they are taught. Therefore, the objective of this work was to develop educational kits, 3D modeling and robotics based on the STEAM approach, supported by active methodologies, as a proposal to improve student learning in the curricular components of the areas of natural sciences and mathematics in high school. Methodologically, this is field research, of an applied nature and a qualitative approach, analyzing the use of the STEAM approach and active methodologies as teaching tools. In this way, a maker laboratory was implemented in a state high school, together with the creation of a scientific initiation group made up of six students, three of whom were FAPEMAT scholarship holders and three volunteers. A teaching kit aimed at the experimental practice of kinematics was produced. The results discussed in a conversation with the students participating in the research group, it was observed that the use of the STEAM approach generated greater interest in the teaching-learning process, making them protagonists, in addition to generating greater integration between students of the project and the students considered it an interesting teaching proposal and would like teachers to adopt it in their classes.

Keywords: Maker Culture. Maker Lab. Active Methodologies. Teaching Methodologies.

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Munhoz, G. V., Gonçalves, S. R. A., & Mello, G. J. (2025). Desafios da Abordagem STEAM no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática: Elaboração De Kit Educacional, Modelagem 3D e Robótica para Ensino Médio. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13497

Edição

Seção

Artigos