Contribuições da Formação Continuada Sobre a Gamificação para Professores que Ensinam de Matemática

Autores

  • Evaleis Fátima Curvo Secretaria Municipal de Jauru, MT, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Ensino. MT, Brasil.
  • Marcelo Franco Leao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Ensino. MT, Brasil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de competências que favoreçam a utilização da gamificação como metodologia ativa no processo de ensino da Matemática com professores de uma escola pública no interior de Mato Grosso. A pergunta que direciona a investigação é: Quais as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de competências que favoreçam a utilização da gamificação como metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, no Ensino Fundamental II? A pesquisa se inscreve na área de Ensino da Matemática e utiliza como metodologia uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. O corpus da pesquisa foi constituído de entrevistas individuais, baseadas em roteiros específicos, com professores do Ensino Fundamental II, que participaram de um Curso de Formação Continuada sobre Gamificação para o Ensino de Matemática. A leitura dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa buscou fundamentação teórica em vários autores que discutem: o ensino da Matemática, a metodologia ativa (gamificação) e a formação continuada de professores. Nesse contexto, os resultados evidenciaram a relevância da formação continuada, proporcionando aos participantes acesso às plataformas que facilitaram a integração de atividades gamificadas.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação Continuada de Professores. Metodologia Ativa - Gamificação.

Abstract
The aim of this article is to analyze the contributions of continuing education to the development of skills that encourage the use of gamification as an active methodology in the process of teaching mathematics with teachers from a public school in the interior of Mato Grosso. The research question is: What are the contributions of continuing education to the development of skills that favor the use of gamification as an active methodology in the teaching and learning process of Mathematics in Elementary School II? The research falls within the area of Mathematics Teaching and uses a qualitative, exploratory and descriptive approach as its methodology. The corpus of the research was made up of individual interviews, based on specific scripts, with elementary school teachers who took part in a Continuing Education Course on Gamification for Mathematics Teaching. The data was analyzed using content analysis. The research sought theoretical grounding in various authors who discuss: the teaching of mathematics, active methodology (gamification) and teacher training. In this context, the results showed the relevance of continuing training, providing participants with access to platforms that facilitated the integration of gamified activities.

Keywords: Mathematics Teaching. Continuing Teacher Education. Active Methodology - Gamification.

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Curvo, E. F., & Leao, M. F. (2025). Contribuições da Formação Continuada Sobre a Gamificação para Professores que Ensinam de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13496

Edição

Seção

Artigos