Formação de Professores Polivalentes que Ensinam Matemática: um Panorama por Meio de uma Revisão da Literatura com Foco na Etnomatemática
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado que tem como objetivo refletir sobre a formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, também chamados de professores polivalentes, de forma a contribuir para uma ação docente mais cidadã e inclusiva. Nesse escopo elegeu-se a Etnomatemática como uma abordagem plausível de forma a atender a multiculturalidade expressa no currículo da cidade na qual se situa a pesquisa e, também, presente nas salas de aula. Esta comunicação trata dos resultados teóricos da pesquisa relacionados a uma revisão de literatura do tipo sistemática. Por meio do protocolo criado para a revisão, são apresentados os descritores pertinentes e os critérios de inclusão e exclusão de forma a apontar a relevância do tema e identificar possíveis lacunas a serem consideradas na pesquisa de mestrado. Busca-se um panorama de produções científicas contidas no Portal de Periódicos Capes, no período de 2011-2023, no que se refere à formação de professores polivalentes, além de contextualizar sua ação em uma abordagem Etnomatemática em sala de aula. As intersecções realizadas entre as publicações obtidas nessa revisão contribuíram significativamente para uma melhor compreensão sobre a relação da formação do professor polivalente e a Etnomatemática. Foi possível constatar ao final dessa revisão que em um panorama geral a presença da Etnomatemática relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental pôde ser considerada um tanto discreta, encontrando-se sua presença em apenas 20% dos artigos selecionados. Essa revisão favoreceu ampliar o olhar para a multiculturalidade presente em sala de aula e possíveis contribuições no trabalho do professor polivalente.
Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
Abstract
This article is the result of research being carried out at master's level that aims to reflect on the training and performance of teachers who teach Mathematics in the initial years of Elementary School, also called multipurpose teachers, in order to contribute to a more civic-minded teaching action. and inclusive. In this scope, Ethnomathematics was chosen as a plausible approach in order to meet the multiculturalism expressed in the curriculum of the city in which the research is located and is also present in classrooms. This communication deals with the theoretical research results related to a systematic literature review. Through the protocol created for the review, the relevant descriptors and inclusion and exclusion criteria are presented in order to point out the relevance of the topic and identify possible gaps to be considered in the master's
research. We seek an overview of scientific productions contained in the Capes Periodicals Portal, in the period 2011-2023, with regard to the training of multipurpose teachers, in addition to contextualizing their action in an Ethnomathematics approach in the classroom. The intersections made between the publications obtained in this review contributed significantly to a better understanding of the relationship between multipurpose teacher training and Ethnomathematics. It was possible to verify at the end of this review that in a general overview the presence of Ethnomathematics related to the initial years of Elementary School could be considered somewhat discreet, thus finding Ethnomathematics in only 20% of the selected articles. This review helped to broaden the view of the multiculturalism present in the classroom and possible contributions to the work of the multipurpose teacher.
Keywords: Teacher Training. Teaching Mathematics. Ethnomathematics.