Ações Pedagógicas e Entraves de Professores do 6º Ano do Ensino Fundamental no Ensino de Frações

Autores

  • Generosa Ferreira Ramos Leal Aganetti Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. MS, Brasil. https://orcid.org/0009-0002-8519-2744
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. MS. Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5536-837X

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Anhanguera Uniderp que teve como objetivo investigar estratégias de professores de matemática do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Contagem/MG ao abordar o conteúdo de frações. A pesquisa realizada teve como aporte teórico a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. A TSD traz a discussão de formas de apresentação de um conteúdo matemático com a intencionalidade do professor de possibilitar ao aluno o aprendizado por meio de situações-problema. Para o estudo desse problema foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, que permitiu uma visão da realidade sob várias perspectivas e na qual foram utilizados elementos da pesquisa etnográfica e uma entrevista semiestruturada, como forma de compreender melhor a abordagem desse conteúdo naquele ambiente escolar. Há um grande desafio para o professor ensinar um novo conteúdo, como o de frações, pelo fato de alguns conceitos aprendidos anteriormente se tornarem obstáculos para a aprendizagem de novos. As observações realizadas em sala de aula, bem como estratégias do professor ao abordar o conteúdo e estimular o aluno a ser um sujeito ativo no processo de aprendizagem, indicam possibilidades de o presente estudo contribuir com subsídios para o trabalho dos professores e para novos estudos sobre o tema pesquisado.

Palavras-chave: Teoria das Situações Didáticas. Educação Básica. Números Decimais. Formação Continuada de Professores.

Abstract

This article is part of a dissertation developed in the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at Universidade Anhanguera Uniderp, which aimed to investigate the strategies of mathematics teachers in the 6th year of elementary school in a public school in the city of Contagem, MG, Brazil, when addressing the fraction content. The research carried out had as its theoretical contribution Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations (TSD), which discusses ways of presenting mathematical content with the teacher's intention of enabling the student to learn through problem situations. To study this problem, qualitative research was carried out, which allowed a view of reality from various perspectives and in which elements of ethnographic research and a semi-structured interview were used, as a way of better understanding the approach to this content in that school environment. There is a great challenge for the teacher to teach new content, such as fractions, as there is already an idea that mathematics is a difficult subject, and some previously learned concepts become obstacles to new content. The observations made in the classroom, as well as the teacher's strategies when approaching the content and encouraging the student to be an active subject in the learning process indicate possibilities for the present study to contribute with subsidies for the work of teachers and for new studies on the researched topic.

Keywords: Theory of Didactic Situations. Basic Education. Decimal Numbers. Continuing Teacher Training.

Biografia do Autor

Generosa Ferreira Ramos Leal Aganetti, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. MS, Brasil.

Licenciada em Pedagogia, especialista em Metodologias para Educação a Distância, Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Anhanguera - Uniderp.

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. MS. Brasil.

Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Matemática (USP - São Carlos) e Doutor em Didática da Matemática (Universidade Montpellier II – França).

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Aganetti, G. F. R. L., & Freitas, J. L. M. de. (2025). Ações Pedagógicas e Entraves de Professores do 6º Ano do Ensino Fundamental no Ensino de Frações. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13265

Edição

Seção

Artigos