O Uso do GeoGebra no Ensino Médio com Aporte da Sequência Fedathi para o Estudo de Áreas e Perímetro de Figuras Planas

Autores

Resumo

Os estudantes frequentemente enfrentam desafios significativos ao aprender matemática, o que se reflete em baixo desempenho escolar, conforme evidenciado por avaliações externas como o SPAECE, sublinhando a complexidade do ensino desta disciplina. Neste contexto, o presente estudo visa analisar o impacto da utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem do cálculo de áreas e perímetros de figuras planas no Ensino Médio, com o propósito de melhorar o desempenho dos alunos e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos geométricos com o suporte da Sequência Fedathi. Como questão orientadora, procurou-se identificar os efeitos do software GeoGebra no ensino de área e perímetro com figuras planas entre alunos do Ensino Médio, fundamentado nos pressupostos teóricos da metodologia SF. Este estudo constituiu uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que envolveu a aplicação de testes antes e depois da utilização do GeoGebra em uma turma de Ensino Médio de uma escola profissional em Beberibe, Ceará. A coleta de dados ocorreu por meio de observação durante a realização das atividades em aulas de matemática e mediante questões subjetivas aplicadas em sala de aula. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com observação de grande entusiasmo e otimismo por parte dos participantes durante a realização das atividades, envolvendo-os nas tarefas propostas. Por fim, a pesquisa alcançou seu objetivo proposto, evidenciando a importância do GeoGebra e do estudo de área e perímetro no ensino de Matemática e na aprendizagem dos alunos, mediados pela metodologia SF.

Palavras-chave: GeoGebra. Sequência Fedathi. Geometria. Ensino de Matemática.

Abstract

Students often face significant challenges in learning mathematics, which is reflected in low academic performance, as evidenced by external assessments such as SPAECE, underscoring the complexity of teaching this discipline. In this context, the present study aims to analyze the impact of using GeoGebra in the teaching and learning process of calculating areas and perimeters of plane figures in high school, with the purpose of improving students' performance and promoting a deeper understanding of geometric concepts supported by the Fedathi Sequence. As a guiding question, the study sought to identify the effects of the GeoGebra software on teaching area and perimeter with plane figures among high school students, based on the theoretical assumptions of the SF methodology. This study was a qualitative case study that involved administering tests before and after using GeoGebra in a high school class at a vocational school in Beberibe, Ceará. Data collection took place through observation during math class activities and via subjective questions administered in the classroom. The results were satisfactory, with participants showing great enthusiasm and optimism during the activities, engaging them in the proposed tasks. Ultimately, the research achieved its intended objective, demonstrating the importance of GeoGebra and the study of area and perimeter in the teaching of Mathematics and in students' learning, mediated by the SF methodology.

Keywords: GeoGebra. Fedathi Sequence. Geometry. Mathematics Education.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará. CE, Brasil.

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especialização em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciado em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

Camilly Alexandre Peixoto, Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima. CE, Brasil.

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor da EEEP Pedro de Queiroz Lima. Tem experiência na área de Matemática.

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará. CE, Brasil.

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) e do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa/UFC/CNPq).

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Santiago, P. V. da S., Peixoto, C. A., & Araújo, F. C. de. (2025). O Uso do GeoGebra no Ensino Médio com Aporte da Sequência Fedathi para o Estudo de Áreas e Perímetro de Figuras Planas. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13260

Edição

Seção

Artigos