O Uso do GeoGebra no Ensino Médio com Aporte da Sequência Fedathi para o Estudo de Áreas e Perímetro de Figuras Planas
Resumo
Os estudantes frequentemente enfrentam desafios significativos ao aprender matemática, o que se reflete em baixo desempenho escolar, conforme evidenciado por avaliações externas como o SPAECE, sublinhando a complexidade do ensino desta disciplina. Neste contexto, o presente estudo visa analisar o impacto da utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem do cálculo de áreas e perímetros de figuras planas no Ensino Médio, com o propósito de melhorar o desempenho dos alunos e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos geométricos com o suporte da Sequência Fedathi. Como questão orientadora, procurou-se identificar os efeitos do software GeoGebra no ensino de área e perímetro com figuras planas entre alunos do Ensino Médio, fundamentado nos pressupostos teóricos da metodologia SF. Este estudo constituiu uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que envolveu a aplicação de testes antes e depois da utilização do GeoGebra em uma turma de Ensino Médio de uma escola profissional em Beberibe, Ceará. A coleta de dados ocorreu por meio de observação durante a realização das atividades em aulas de matemática e mediante questões subjetivas aplicadas em sala de aula. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com observação de grande entusiasmo e otimismo por parte dos participantes durante a realização das atividades, envolvendo-os nas tarefas propostas. Por fim, a pesquisa alcançou seu objetivo proposto, evidenciando a importância do GeoGebra e do estudo de área e perímetro no ensino de Matemática e na aprendizagem dos alunos, mediados pela metodologia SF.
Palavras-chave: GeoGebra. Sequência Fedathi. Geometria. Ensino de Matemática.
Abstract
Students often face significant challenges in learning mathematics, which is reflected in low academic performance, as evidenced by external assessments such as SPAECE, underscoring the complexity of teaching this discipline. In this context, the present study aims to analyze the impact of using GeoGebra in the teaching and learning process of calculating areas and perimeters of plane figures in high school, with the purpose of improving students' performance and promoting a deeper understanding of geometric concepts supported by the Fedathi Sequence. As a guiding question, the study sought to identify the effects of the GeoGebra software on teaching area and perimeter with plane figures among high school students, based on the theoretical assumptions of the SF methodology. This study was a qualitative case study that involved administering tests before and after using GeoGebra in a high school class at a vocational school in Beberibe, Ceará. Data collection took place through observation during math class activities and via subjective questions administered in the classroom. The results were satisfactory, with participants showing great enthusiasm and optimism during the activities, engaging them in the proposed tasks. Ultimately, the research achieved its intended objective, demonstrating the importance of GeoGebra and the study of area and perimeter in the teaching of Mathematics and in students' learning, mediated by the SF methodology.
Keywords: GeoGebra. Fedathi Sequence. Geometry. Mathematics Education.