Formação de Professores para Instrumentalizar o Trabalho com a Educação Financeira em Turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Autores

Resumo

A Educação Financeira é uma necessidade e, desde a implementação da BNCC e do RCG, tornou-se obrigatória nas escolas, não somente na Matemática, mas de forma interdisciplinar. A inquietude dos pesquisadores sobre como a formação de professores pode auxiliar nesse trabalho em sala de aula fomentou a pesquisa “Formação de professores para instrumentalizar o trabalho com a Educação Financeira em turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais”, cujo objetivo principal é analisar como a formação de professores pode contribuir para o desenvolvimento do trabalho com a Educação Financeira em turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais das redes estadual, municipal e privada de um município do Vale do Paranhana/RS/Brasil. Para desenvolver a pesquisa-ação, que se apresenta como qualitativa e exploratória, os pesquisadores entrevistaram, desenvolveram oficina de formação e aplicaram questionário com oito professores que atuam nos Anos Iniciais em escolas das três redes citadas, encontrando como principais resultados: a Educação Financeira é associada apenas ao componente curricular de Matemática, relacionada ao uso e administração do dinheiro; alguns professores trabalham o assunto sem saber que o estão trabalhando; a Educação Financeira costuma ser desenvolvida de forma lúdica, partindo da realidade do aluno, especialmente no bloco de alfabetização, mas pensar novas práticas a partir da articulação de habilidades previstas nos documentos norteadores ainda é um desafio. Por fim, a pesquisa conclui que a formação de professores contribui para o entendimento do assunto e possibilita a reflexão para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula envolvendo a Educação Financeira.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Fundamental. Anos Iniciais.

Abstract

Financial Education is a necessity and, since the implementation of the BNCC and RCG, it has become mandatory in schools, not only in Mathematics, but in an interdisciplinary way. The researchers' concern about how teacher training can help in this work in the classroom encouraged the research “Teacher training to equip work with Financial Education in Elementary School classes - Early Years”, whose main objective is to analyze how teacher training can contribute to the development of the work with Financial Education in Elementary School classes - Early Years of state, municipal and private schools in a municipality in Vale do Paranhana/RS/Brazil. To develop the action research, which is presented as qualitative and exploratory, the researchers interviewed, developed a training workshop and applied a questionnaire to eight teachers who work in the Early Years in schools of the three aforementioned schools, finding the following main results: Financial Education is associated only with the curricular component of Mathematics, related to the use and management of money; some teachers work on the subject without knowing that they are working on it; Financial Education is usually developed in a playful way, based on the student's reality, especially in the literacy block, but thinking new practices based on the articulation of skills provided for in the guiding documents is still a challenge. Finally, the research concludes that teacher training contributes to the understanding of the subject and enables reflection for the development of good work in the classroom involving Financial Education.

Keywords: Financial Education. Elementary School. Grade one to five.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Schein, Z. P., & Moller, V. (2025). Formação de Professores para Instrumentalizar o Trabalho com a Educação Financeira em Turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 18(1), 59–69. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13170

Edição

Seção

Artigos