As Contribuições da Didática Profissional no Processo Formativo do Professor de Matemática

Autores

Resumo

A questão norteadora deste estudo é: quais as implicações da Didática Profissional no processo de formação de professores de Matemática? Assim, discute-se sobre a importância da Didática Profissional e suas contribuições no processo de formação de professores de Matemática. Caracteriza-se como um estudo de revisão sistemática de literatura, fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa. A busca ocorreu nos portais de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, compreendendo o recorte temporal dos últimos 5 anos, respectivamente, de 2019 a 2023, selecionado pelo fato de se propiciar pesquisas recentes acerca da temática de estudo. A sistematização dos escritos resultou em três eixos temáticos de análises, a saber: 1. Didática Profissional: aspectos históricos; 2. Contribuições da Didática Profissional para a formação do professor de Matemática; 3. A Didática Profissional e a Didática da Matemática. Os resultados da pesquisa sugerem que, no contexto brasileiro de pesquisas, a temática da Didática Profissional é relativamente recente, no que concerne à formação docente. As leituras oferecem uma perspectiva diferenciada na análise da formação de professores de Matemática, uma vez que a DP é considerada muito importante no meio acadêmico por estar centrada no adulto, e mais, na aprendizagem do profissional, ou seja, fazendo-se presente nas vivências das salas de aulas, ao que parece, contribuindo para a construção da identidade do educador, através do desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva na sua atuação profissional, visando a prática transformadora.

Palavras-chave: Didática Profissional. Professor de Matemática. Formação Docente.

Abstract

The guiding question of this study is what are the implications of Professional Didactics in the process of training Mathematics teachers. Thus, we discuss the importance of Professional Didactics and its contributions to the process of training Mathematics teachers. It is characterized as a systematic literature review study, based on the assumptions of qualitative research. The search took place on the CAPES Periodicals portals and on Google Scholar, covering the time frame of the last 5 years, respectively, from 2019 to 2023, being chosen because it provides recent research on the study topic. The systematization of the writings resulted in three thematic axes of analysis, namely: 1. Professional Didactics: historical aspects; 2. Contributions of Professional Didactics to the training of Mathematics teachers; 3. Professional Didactics and Mathematics Didactics. The research results suggest that, in the Brazilian research context, the topic of Professional Didactics is relatively recent, with regard to teacher training. The readings offer a different perspective in the analysis of the training of Mathematics teachers, since PD is considered very important in the academic environment because it is centered on adults and more, on professional learning, that is, being present in the experiences of classrooms, it seems, contributing to the construction of the educator's identity, through the development of critical and reflective capacity in their professional performance, aiming at transformative practice.

Keywords: Professional Didactics. Maths Teacher. Teacher Training.

Biografia do Autor

Erica Ferreira de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. CE, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

Patricia Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. CE, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Cedro (2014-2019). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Fortaleza. Especialização em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Cedro. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora externa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do IFCE Campus Cedro.

Francilene de Souza Pastoura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. CE, Brasil.

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Única (Ipatinga-MG). Pós-graduada em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Bolsista (Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro. CE, Brasil.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. CE, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE (2017 - 2023). Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista CONTEMPORARY MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqN 09/2020, Chamada CNPq N 4/2021, Chamada CNPq N 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução n 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022). Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal. Editor-chefe da Revista Ensino em Debate (REDE) é o periódico oficial vinculado ao Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Programa de Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE).

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Castro, E. F. de, Silva, P. A. da, Pastoura, F. de S., Lima, F. J. de, & Alves, F. R. V. (2025). As Contribuições da Didática Profissional no Processo Formativo do Professor de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(3). Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/13058

Edição

Seção

Artigos