As Contribuições da Didática Profissional no Processo Formativo do Professor de Matemática
Resumo
A questão norteadora deste estudo é: quais as implicações da Didática Profissional no processo de formação de professores de Matemática? Assim, discute-se sobre a importância da Didática Profissional e suas contribuições no processo de formação de professores de Matemática. Caracteriza-se como um estudo de revisão sistemática de literatura, fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa. A busca ocorreu nos portais de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, compreendendo o recorte temporal dos últimos 5 anos, respectivamente, de 2019 a 2023, selecionado pelo fato de se propiciar pesquisas recentes acerca da temática de estudo. A sistematização dos escritos resultou em três eixos temáticos de análises, a saber: 1. Didática Profissional: aspectos históricos; 2. Contribuições da Didática Profissional para a formação do professor de Matemática; 3. A Didática Profissional e a Didática da Matemática. Os resultados da pesquisa sugerem que, no contexto brasileiro de pesquisas, a temática da Didática Profissional é relativamente recente, no que concerne à formação docente. As leituras oferecem uma perspectiva diferenciada na análise da formação de professores de Matemática, uma vez que a DP é considerada muito importante no meio acadêmico por estar centrada no adulto, e mais, na aprendizagem do profissional, ou seja, fazendo-se presente nas vivências das salas de aulas, ao que parece, contribuindo para a construção da identidade do educador, através do desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva na sua atuação profissional, visando a prática transformadora.
Palavras-chave: Didática Profissional. Professor de Matemática. Formação Docente.
Abstract
The guiding question of this study is what are the implications of Professional Didactics in the process of training Mathematics teachers. Thus, we discuss the importance of Professional Didactics and its contributions to the process of training Mathematics teachers. It is characterized as a systematic literature review study, based on the assumptions of qualitative research. The search took place on the CAPES Periodicals portals and on Google Scholar, covering the time frame of the last 5 years, respectively, from 2019 to 2023, being chosen because it provides recent research on the study topic. The systematization of the writings resulted in three thematic axes of analysis, namely: 1. Professional Didactics: historical aspects; 2. Contributions of Professional Didactics to the training of Mathematics teachers; 3. Professional Didactics and Mathematics Didactics. The research results suggest that, in the Brazilian research context, the topic of Professional Didactics is relatively recent, with regard to teacher training. The readings offer a different perspective in the analysis of the training of Mathematics teachers, since PD is considered very important in the academic environment because it is centered on adults and more, on professional learning, that is, being present in the experiences of classrooms, it seems, contributing to the construction of the educator's identity, through the development of critical and reflective capacity in their professional performance, aiming at transformative practice.
Keywords: Professional Didactics. Maths Teacher. Teacher Training.